Geralmente o cancro da vesícula biliar tem um bom prognóstico quando detectado precocemente, mas a maioria dos casos não é identificada até que o cancro esteja avançado e se espalhe. Por isso, é de extrema importância estar o mais atento possível aos primeiros sinais de alerta.
A vesícula biliar é um órgão que faz parte do sistema digestivo e está localizada abaixo do fígado, sendo que tem como função armazenar e concentrar a bile secretada pelo fígado até que seja utilizada no processo digestivo.
Segundo a Clínica Mayo o cancro de vesícula biliar consiste numa proliferação anormal de células que começa nesta parte do corpo. Tal como acontece com outros tumores, esta proliferação é desencadeada pelo aparecimento de certos danos adquiridos (não congénitos) ou mutações no DNA das células. Na maioria das vezes, começa nas células glandulares que revestem a sua superfície externa e é chamado de adenocarcinoma.
Quais são os sintomas?
Perda de peso involuntária.
Perda de apetite.
Dor na parte superior do abdômen.
Náuseas e vómitos.
Fraqueza geral e fadiga.
Inchaço abdominal.
Descoloração amarelada da pele e da parte branca dos olhos (icterícia).
Fezes brancas ou esbranquiçadas.
Vários destes sintomas, especialmente por si só, podem ser causados por outras condições. Seja como for, quando aparecerem devemos em qualquer caso consultar um especialista.