Embora cada um tenha as suas preferências individuais em termos de gadgets, há um item que todos os viajantes devem levar na bagagem de mão para voos longos: meias de compressão.
«O fluxo sanguíneo passa pelas veias e regressa ao coração sendo levada pela bomba muscular dabarriga da perna», disse Scott N. Hurlbert , cirurgião vascular. «Quando se viaja de avião, geralmente não se tem muito espaço para se movimentar. Em resultado disso, o sangue fica mais estagnado, o que pode levar à formação de coágulos sanguíneos».
Basicamente, contrair os músculos da barriga das pernas ajuda-se a bombear o sangue de volta para o coração. Quando se está imobilizado, isso não acontece. Assim, voar pode aumentar o risco de desenvolver um tipo de coágulo sanguíneo chamado trombose venosa profunda, ou TVP.
«Outro problema com viagens aéreas é a desidratação, que também pode predispor [alguém] a coágulos sanguíneos», observou Hurlbert, «também há aumento da pressão nas veias, o que pode causar inchaço».
«As meias de compressão são úteis para reduzir o risco de TVP, pois imitam a função de contração dos músculos da panturrilha, mesmo quando você não está a caminhar», refere Michael Go do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio.
«Também são boas para prevenir o inchaço nas pernas que algumas pessoas sentem depois de uma longa viagem de avião», conclui.