<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Andar descalço em casa: sim ou não? Surpreenda-se com a resposta dos médicos

20 Janeiro 2025
Forever Young

Se está preocupado com a saúde dos seus pés, isso pode fazer com que se sinta diferente sobre como se movimenta pela casa.

Quando entra em casa e tira os sapatos estará realmente a prejudicar a saúde dos seus pés? Até que ponto andar descalço em pisos duros faz bem? Pode não ser a sensação mais confortável, mas os médicos afirmam que pode haver alguns benefícios, tirando algumas ressalvas.

De acordo com o Dicionário Cambridge andar descalço significa não usar sapatos ou meias.

«Descalço é pele no chão», explica o podólogo clínico Robert Conenello , «qualquer outra coisa é considerado calçado, pois até mesmo meias alteram a mecânica do movimento»

Embora não esteja diretamente relacionado à dermatologia, andar descalço em casa também pode oferecer uma vantagem secundária relacionada com a pele, ligada à estimulação sensorial e ao bem-estar geral.

Sentir a textura de diferentes superfícies sob os pés pode ser aterrador e relaxante, quase como uma mini sessão de reflexologia. Para aqueles sem condições subjacentes de pele ou pés, esta pode ser uma maneira natural de se conectar com o seu ambiente e promover a atenção plena.

Optar por andar descalço e sem meias numa casa limpa ajuda a fortalecer seus pés, proporcionando recompensas de longo prazo e também reduzindo o risco de doenças de pele. Além disso, oferece um tipo de massagem natural, que pode ser surpreendentemente relaxante.