No cenário de fitness e desportivo de competição, a cafeína em pó é considerada uma verdadeira cura milagrosa. Diz-se que elimina a fadiga, aumenta a concentração e garante mais resistência durante o treino. Pode ser encomendada facilmente online em grandes quantidades. Mas é exatamente aí que reside o problema: os pós oferecidos geralmente são altamente concentrados e vendidos avulsos. Sem ajudas de dosagem precisas, eles rapidamente se transformam num risco. Casos isolados da Grã-Bretanha, Alemanha e EUA mostram o quão perigoso isto pode ser : jovens destes países morreram após uma overdose de cafeína.
Especialistas alertam expressamente contra a cafeína em pó pura ou altamente concentrada, porque os próprios consumidores teriam que pesar a dose. Com cafeína em pó pura, a dose, ainda segura de 200 miligramas, corresponde a exatamente 200 miligramas de pó, o que dificilmente pode ser pesado com precisão com uma balança de cozinha; é aproximadamente equivalente à ponta de uma faca.
De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), uma dose única de pouco menos de 200 miligramas de cafeína é considerada segura para adultos saudáveis. Isso equivale a cerca de duas chávenas de café filtrado. Distribuídos ao longo do dia, 400 miligramas, ou seja, quatro a cinco chávenas de café, são inofensivos à saúde.
Os pós de cafeína vendidos sem receita como suplementos dietéticos devem conter informações sobre a quantidade recomendada de consumo diário. «A questão, porém, é se o consumidor realmente lê esses avisos», referem as autoridades.
Apenas cinco a dez gramas de cafeína pura são considerados fatais – ou seja, uma a duas colheres de chá de pó. Para efeito de comparação: para consumir apenas cinco gramas de cafeína, uma pessoa teria que beber de cinco a dez litros de café , dependendo do tamanho do seu corpo. Erros de dosagem podem ocorrer facilmente com cafeína em pó vendida a granel, mesmo que sejam fornecidos avisos, uma vez que as quantidades a serem pesadas são muito pequenas.