Beber água com gás pode aumentar o seu metabolismo o suficiente para afetar a perda de peso, segundo um novo estudo, refere a Euronews.
Verificou-se que a água gaseificada ajuda a diminuir os níveis de glicose, desempenhando, ainda assim, um papel direto menor na perda de peso, de acordo com os resultados publicados noBMJ Nutrition, Prevention & Health pelo Dr. Akira Takahashi do Hospital de Neurocirurgia Tesseikai no Japão.
O autor do relatório sublinhou, no entanto, que «uma dieta equilibrada e a atividade física continuam a ser a chave para uma perda de peso saudável».
Takahashi debruçou-se sobre o processo de digestão da água gaseificada e comparou-o à hemodiálise, um tratamento através do qual o sangue é filtrado pelos rins.
A absorção da água gaseificada através do revestimento do estômago poderia levar à alcalinização do CO2 contido na água.
Este mecanismo poderia levar a um aumento do metabolismo e acelerar a absorção da glicose, segundo o autor do relatório, favorecendo assim indiretamente a perda de peso.
No entanto, está longe de ser uma via milagrosa para emagrecer.
“Dada esta redução mínima da glicose, o impacto do CO2 na água gaseificada não é uma solução autónoma para a perda de peso. Uma dieta equilibrada e uma atividade física regular continuam a ser componentes cruciais de uma gestão sustentável do peso”, afirmou Takahashi.