<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nem peixe nem marisco: esta é a realidade das delicias do mar

Forever Young

A sua composição e o seu valor nutricional nada têm a ver com os benefícios do peixe ou do marisco.

As bem conhecidas delicias do mar são um dos produtos mais utilizados nas nossas cozinhas. Mas será que sabe o que está a comer?

A realidade é que esses produtos não podem ser considerados nem peixes nem frutos do mar, pois são feitos de surimi , uma massa de peixe moído que obtém sabor e textura de muitos outros ingredientes como amido, açúcar e até aditivos.

Surimi pode ser encontrado em delicias do mar, caudas de lagosta, gamão enfarinhado e produtos similares. Mas longe de ser uma opção saudável, é mais um produto ultraprocessado que se tenta camuflar entre o peixe verdadeiro e os frutos do mar de qualidade.

Foi no século XII que os japoneses inventaram o surimi para conservar os excedentes do peixe durante longos periodos de tempo. tempo. Há algumas décadas o processo foi industrializado.

A carne limpa do peixe é retirada e lavada várias vezes com água fria, obtendo-se uma pasta proteica de peixe branca, gelatinosa e sem cheiro nem sabor. Para garantir que tenham a forma que lhe dá o nome e um sabor característico, são adicionados um grande número de ingredientes que são tudo menos saudáveis.

Um dos seus principais componentes é o amido , acompanhado de albumina, proteínas, agentes gelificantes ou espessantes, aromas, intensificadores de sabor e conservantes. Tudo isso é adicionado para aumentar a resistência à água, dar brilho e ter consistência.

Outro de seus ingredientes são os corantes . Para dar ao caranguejo a cor avermelhada, utiliza-se paprica.

Para dar sabor utiliza-se óleo de girassol e sal . Mas essa não é a única função do sal, pois torna a massa mais maleável e conserva-a por mais tempo.