De acordo com os especialistas, «é preciso reconhecer o golpe e saber como reagir». Em primeiro lugar convém ter a noção de que o golpe é ativado através de um ataque de phishing.
Assim, se receber um e-mail com o assunto “É preciso confirmar os seus dados” da plataforma de pagamento, ignore-o.
A mensagem afirma que «atividade incomum foi detectada na conta, incluindo um número de rastreamento». No entanto, não são fornecidos mais detalhes nem há instruções sobre como os clientes devem agir, referindo apenas que devem «seguir os passos indicados».
No final do e-mail há um botão para fazer login no Paypal. O link leva a uma página falsa e qualquer pessoa que inserir os seus dados aqui cairá na armadilha.
São vários os sinais de alarme no e-mail que indicam uma tentativa de phishing:
- uma saudação impessoal ou incorreta (“Olá, caro cliente do Paypal!”)
- endereço de remetente duvidoso
- link sem referência às páginas oficiais do Paypal
- erros de ortografia
- frases sem sentido
Os especialistas aconselham que sas mensagens de phishing devem sempre ser movidas para a pasta de spam sem serem respondidas.
Caso não tenha certeza, pode verificar a sua conta do PayPal diretamente no site ou na aplicação do PayPal. Em nenhuma circunstância deverá clicar no link do e-mail.