Partilhar

5 formas (simples) de aliviar a dor de cabeça sem tomar medicamentos

Alguns pequenos gestos podem fazer toda a diferença no alívio da dor e inflamação.

20 Fevereiro 2025
Forever Young

Infelizmente todos já passamos pela experiência de sentir uma dor de cabeça, capaz de nos arruinar o resto do dia. Existem muito motivos que podem estar na origem deste desconforto, todavia os mais comuns estão relacionados com o excesso de stress, cansaço e má alimentação.

Na maior parte dos casos a dor de cabeça não é algo grave. Após alguns minutos ou horas o desconforto desaparece e muitas vezes pode ser aliviado através de simples estratégias. Obviamente, caso a dor de cabeça não desapareça ou seja acompanhada de outros sintomas mais preocupantes – tais como a febre, indisposição, vômitos ou cansaço excessivo – então aqui será importante consultar um médico capaz de fazer um diagnostico mais exato.

 

Para todos os outros casos “mais leves” saiba que muitas vezes nem é necessário qualquer tipo de medicação para sentir um alívio imediato. O portal TuaSaúde reuniu um conjunto de dicas que podem ajudar nestas situações.

 

  1. Colocar compressas frias ou mornas na testa

Dependendo do tipo de dor de cabeça, pode ser recomendado usar compressas mais ou menos frias. Ao serem colocado sob a testa (ou nuca), estes tecidos conseguem aliviar com extrema eficácia o desconforto sentido. Devem ser aplicadas durante 10 a 20 minutos.

As compressas frias são recomendas em casos de enxaquecas, quando a dor é mais constante. A temperatura gelada irá contrair os vasos sanguíneos da cabeça e diminuir o volume de sangue na área, acabando assim por aliviar a dor.

Já as compressas com água morna são indicadas em casos de desconforto provocado pelo stress. Nestes casos pode ser igualmente recomendado um banho quente. A temperatura elevada irá ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar todo o corpo, provocando um alívio momentâneo da dor.

  1. Beber um café e água

Sendo certo que cada pessoa tem uma tolerância diferente à cafeína, a verdade é que em alguns casos esta pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça. Uma chávena de café pode ser um “instrumento” natural para combater a dor, sendo que é igualmente útil para recuperar ressacas. No entanto, e tal como referido, certas pessoas não reagem tão bem à cafeína. Este composto pode acabar por acentuar a dor de cabeça, sobretudo nos casos de enxaqueca. De resto é fundamental que beba muita água ao longo do dia. A verdade é que a dor de cabeça pode ser frequentemente apenas um sinal de desidratação.

  1. Massagem na cabeça

Uma massagem é uma forma excelente de promover o alívio da dor. Isto acontece porque os movimentos e gestos associados à massagem na cabeça vão mobilizar a corrente sanguínea, ajudando a aliviar a dor e a relaxar. O massagista deverá utilizar sempre as pontas dos dedos para efetuar os movimentos circulares na zona da testa, nuca e parte lateral da cabeça.

  1. Uma boa noite de sono

Não existe já qualquer dúvida do papel que o sono desempenha na recuperação diária do nosso organismo. É durante este período que recuperamos a energia e a vitalidade do nosso organismo, como tal sempre que dormimos pouco estamos a prejudicar todo o nosso bem-estar. Uma das formas mais eficazes de “curar” uma dor de cabeça é assim simplesmente ir dormir. Procure criar uma rotina diária e um ambiente relaxante, fresco e escuro que consiga melhorar a qualidade do seu sono.

  1. Beber um chá

Para além de todo os passos anteriores, por vezes uma das formas mais simples e práticas de aliviar a sua cabeça pode ser simplesmente beber uma chávena de chá. Certas infusões e ervas possuem propriedade analgésicas e anti-inflamatórias capazes de melhorar o seu estado de espírito. O chá de gengibre é particularmente eficaz nestes casos. Basta que coloque cerca de 2 cm de raiz de gengibre numa chávena e junte água a ferver. Esta bebida relaxante irá suavizar a sua sensação de dor.

 

 

 

Mais Recentes

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 56 minutos

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 2 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 20 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 21 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 22 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 23 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 24 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.