Ir ao posto de gasolina é uma atividade semanal, ou até diária, para muitas pessoas. No entanto, se seguirmos à risca as normas estabelecidas para esses locais, é certo que muitos deles não cumprem a lei, mesmo que inconscientemente.
Geralmente existem placas informativas na entrada dos postos de gasolina, mas muitos tendem a ignorá-las. Estas são algumas das regras que devemos respeitar porque envolvem perigos muito sérios e que a maioria das pessoas ignora porque as interiorizaram demasiado:
- É proibido usar telemóveis durante o reabastecimento Embora o risco de um telemóvel causar faísca seja baixo, usá-lo durante o reabastecimento é perigoso, pois pode distraí-lo durante o processo, aumentando o risco de cometer erros que, num ambiente com combustível inflamável, podem ser fatais.
- Fumar é um risco claro de incêndio. Acender um cigarro ou usar um isqueiro num posto de gasolina também é estritamente proibido devido ao perigo óbvio de a chama entrar em contato com vapores de gasolina, o que pode causar um incêndio.
- Não deixe o motor ou outros dispositivos elétricos ligados. O motor deve ser desligado durante o abastecimento, assim como as luzes, o rádio e qualquer aparelho eletrónico. Esta medida ajuda a evitar riscos decorrentes de faíscas ou interferências de sinais eletromagnéticos.
- Evite tanques vazios. Os tanques de gasolina não explodem facilmente, mas é aconselhável não deixar o tanque do seu veículo vazio, pois vapores inflamáveis são gerados mais rapidamente num tanque vazio. Além disso, é importante não encher o tanque ao máximo para evitar a expansão dos vapores.
- Cuidado com a eletricidade estática. Este é outro fator de risco nos postos de gasolina. Para evitar acidentes, é recomendável tocar numa parte metálica do veículo antes de manusear a mangueira de combustível, principalmente se estiver a usar roupas de fibras artificiais ou calçados com sola de borracha, que favorecem o acumular de eletricidade estática.