Partilhar

Tire os sapatos antes de entrar em casa: 6 razões pelas quais deve implementar este hábito (já hoje)

Além de prevenir doenças e evitar sujidade, tirar os sapatos pode melhorar a sua qualidade de vida dentro de casa.

27 Fevereiro 2025
Forever Young

Previne doenças
Os sapatos vêm da rua cheio de bactérias ou vírus que podem ficar espalhados pela sua casa. Um estudo da Universidade do Arizona recolheu germes e micróbios de calçados e encontrou 421 mil bactérias no lado externo de um único pé de sapato, incluindo as causadoras de meningite, diarreias, infeções respiratórias e do sangue.

Toxinas fora
Um estudo publicado no Environmental Science & Technology provou que herbicidas e produtos nocivos podem ser levados para dentro das nossas casas nos sapatos. Os investigadores encontraram vestígios de herbicidas nos sapatos de pessoas que passaram nos locais onde o produto é usado, mesmo após uma semana da aplicação.

Menos sujidade
Além das bactérias e toxinas, que oferecem um risco invisível, existe outro fator que salta aos olhos e também justifica manter os sapatos do lado de fora: a sujidade.

Poupa o piso
Quanto mais limpo estiver o chão, menos se tem de limpar e menos desgastado ele vai ficar. O atrito dos sapatos é maior do que o atrito de pantufas, meias ou dos pés descalços no chão.

Boa vizinhança
O barulho de pés descalços no chão de um apartamento é bem menor no apartamento de baixo.

Mais saúde
Se tem mesmo de usar sapatos em casa, escolha um para usar exclusivamente dentro de casa.

Mais Recentes

Lidl Portugal oferece 30 anos de compras grátis a 4 clientes e você pode ser um deles: saiba como ganhar 90 mil euros

há 6 minutos

Astronauta passa quase 200 dias no espaço e alerta: «as pessoas na Terra estão a viver uma mentira»

há 9 minutos

Diga adeus ao oxigénio: supercomputador prevê quando a Terra ficará (literalmente) sem fôlego

há 19 minutos

Especialista revela: «com este truque branqueie as almofadas em 10 minutos e sem usar a máquina de lavar»

há 27 minutos

No mínimo insólito: coloca pernas falsas para sinalizar um (perigoso) buraco em estrada

há 39 minutos

Atenção: «esta fruta é uma poderosa aliada contra o cancro», referem especialistas

há 50 minutos

«Mulher de Macron mudou de sexo»: série origina escândalo na França com «fake news»

há 1 hora

Se é apreciador de cabrito e de borrego não vai querer perder esta noticia: há um evento à sua espera

há 1 hora

Obesidade: Intestino pode ser a chave para tratar esta condição

há 1 hora

Hospital Cruz Vermelha: antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira vai presidir ao conselho de administração

há 2 horas

Mpox: «Vamos manter o nível mais alto de alerta contra a doença», reforça a Organização Mundial de Saúde

há 2 horas

Depressão: «cogumelos alucinógenos podem ajudar a superar esta condição», revela estudo

há 3 horas

Nem alface nem agrião: este é o vegetal que reduz o açúcar no sangue e a inflamação

há 3 horas

Óbito : Morreu Javier Dorado, antigo jogador do Real Madrid

há 3 horas

«Hoje temos 4 distritos sob aviso amarelo», informa IPMA

há 3 horas

Lembra-se de Mónica Lewinsky? Recorde um dos maiores escândalos da Casa Branca

há 3 horas

Óbito: Morreu o pintor João Mário, antigo presidente da Câmara de Alenquer

há 4 horas

Óbito: Morreu o irmão mais velho de Marco Paulo

há 4 horas

Escândalo de doping obrigou a sair da estrada. Agora regressa como patrocinador: lembra-se de Rabobank?

há 4 horas

Que tal um ramen quentinho para o almoço? Este restaurante apresenta um menu por menos de 10 euros

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.