<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Mau tempo: Maioria dos distritos com avisos amarelo e laranja

21 Março 2025
Forever Young com Lusa

Vários distritos do continente vão manter-se hoje com avisos amarelo e laranja por causa da chuva, vento, agitação marítima fortes e queda de neve e pelo menos até sábado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

Os distritos, mais a norte, de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo desde as 06:00 de hoje e até às 06:00 de sábado devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de trovoadas.

O IPMA colocou também os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo até às 12:00 de sábado por causa do vento sudoeste com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h),

A previsão de agitação marítima levou o IPMA a emitir aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 00:00 de sábado e as 00:00 de domingo, passando depois a amarelo.

O IPMA colocou igualmente os distritos de Faro, Setúbal e Beja até às 06:00 de domingo devido à agitação marítima.

Por causa da agitação marítima forte, 17 barras marítimas do continente estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Figueira da Foz, Viana do Castelo e Portimão estão condicionada, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

Sob aviso laranja estão também os distritos de Castelo Branco e da Guarda por causa da queda de neve acima de 1.200 a 1.400 metros entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sábado.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A passagem da depressão Martinho, com chuva, vento e agitação marítima fortes, provocou milhares de ocorrências no continente português, na maioria quedas de árvores e estruturas, sobretudo na madrugada de quinta-feira, quando vigoraram avisos meteorológicos laranja, o segundo nível mais grave.

Estradas, portos, linhas ferroviárias, espaços públicos, habitações, equipamentos desportivos, viaturas e serviços de energia e água foram afetados, em especial nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Sul, registando-se um ferido grave e perto de uma dezena de feridos ligeiros.

Na noite de quarta para quinta-feira, os ventos fortes ajudaram a propagar cerca de meia centena de incêndios rurais no Minho, sem registo de vítimas ou danos em habitações, numa época pouco propícia a fogos.

O cenário de chuva e vento fortes vai manter-se até sábado, segundo as autoridades.

DD // SB

Lusa/Fim

 

Mais Recentes

Dentes do siso podem esconder células que revolucionam tratamentos de doenças, revela estudo

há 3 minutos

Um “plástico bolha” capaz de salvar o mundo? Novo material extrai água potável… no meio do deserto

há 3 horas

Como funciona o cérebro de um psicopata? Saiba o que diz um novo estudo

há 3 horas

Qual será o cheiro do Inferno? IA ajuda a reviver odores históricos

há 3 horas

Beber café sem açúcar ou natas pode ajudar a viver mais, revela estudo

há 4 horas

5 factos (curiosos) sobre o seu coração que provavelmente desconhece

há 4 horas

Sono profundo pode desbloquear momentos de génio: estudo revela ligação entre sestas e criatividade

há 5 horas

10 superalimentos essenciais para mulheres com mais de 50

há 5 horas

Uma em cada 10 pessoas tem sinais atípicos: se é o seu caso, cuidado

há 5 horas

Transforme os seus sonhos em objetivos realizáveis com estas 8 dicas

há 5 horas

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 22 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 22 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 22 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 22 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 22 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 22 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 22 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 22 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 23 horas

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.