<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tuberculose: casos diminuem nas crianças até aos 5 anos e sobem nos adolescentes

24 Março 2025
Forever Young com Lusa

O número de novos casos de tuberculose em crianças até aos cinco anos diminuiu em 2023, totalizando 27, enquanto no grupo etário dos 6 aos 14 anos aumentou relativamente a 2022, com 18 registos, revelam dados hoje divulgados.

Segundo o relatório de vigilância e monitorização da tuberculose em Portugal da Direção-Geral da Saúde, a taxa de notificação, em 2023, nas crianças até 5 anos foi de 5,2 casos por 100 mil crianças, representando uma diminuição na taxa de incidência em comparação com 2022 (6,2/100 mil) e 2021 (6,1 casos).

No grupo etário dos 6 aos 14 anos, foram notificados 18 casos em 2023, correspondendo a uma taxa de incidência de 2,1 casos por 100 mil crianças, verificando-se um aumento comparativamente a 2022 (2 casos por 100 mil crianças).

“Estamos numa fase relativamente estável da tuberculose até aos 6 anos. Continuamos a manter a estratégia vacinal de BCG apenas para os grupos com maior vulnerabilidade e, portanto, com fatores de risco, que, no fundo, predizem uma maior probabilidade de vir a estar exposto à tuberculose”, disse à agência Lusa a diretora do Programa Nacional para a Tuberculose (PNT) da DGS.

Segundo Isabel Carvalho, o grupo dos 6 a 14 anos também está estável, mas começa a existir “uma proporção diferente” relacionada com a proporção da população migrante.

“Houve um alerta recente do ECDC [Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças] precisamente para o aumento da tuberculose neste grupo etário e que está relacionado com o fenómeno migratório de adolescentes que acompanham a sua família e os seus pais”, referiu.

A diretora explicou que são jovens provenientes de países com elevada incidência de tuberculose que, em função das condições de vida adversas no país de acolhimento ou durante a viagem, poderão desenvolver a doença.

Os dados do relatório mostram que os distritos de Lisboa e Braga foram os que registaram a maior proporção de casos de tuberculose nas crianças até aos 5 anos (29,6% e 18,5%, respetivamente), seguidos do Porto e Aveiro, cada um com 11,1% dos casos.

Três das crianças notificadas tinham a vacina BCG, refere o relatório que é apresentado hoje, no Porto, no encontro promovido pela DGS “Tuberculose em Portugal: epidemiologia e estratégias”.

Segundo o documento, divulgado no Dia Mundial da Tuberculose, a forma de apresentação mais frequente da doença foi a pulmonar (21 casos), não se tendo registado casos de formas graves da doença, nem nenhuma morte.

A maioria dos casos neste grupo etário ocorreu em crianças nascidas em Portugal (85,2%), registando-se também casos em crianças da Guiné-Bissau, Índia e Paquistão.

Os dados indicam também que, dos 18 casos de tuberculose no grupo etário dos 6 aos 14 anos, sete crianças (38,8%) estavam vacinadas, percentagem semelhante à de 2022 (31,6%).

O distrito de Lisboa foi o que registou o maior número de casos (oito), seguindo-se os distritos do Porto e Faro (dois cada).

A localização pulmonar foi a forma mais frequente da doença (55,6%), tendo sido notificado um caso de forma meníngea.

A maioria dos casos (11) ocorreu em crianças não nascidas em Portugal, naturais de Angola (4), Guiné-Bissau (2), Brasil, Paquistão, Nepal e Serra Leoa, contrastando com o observado em 2022, em que a maioria dos casos ocorreu em crianças nascidas em Portugal (63,2%).

Isabel Carvalho defendeu ser fundamental, em termos de atuação, aumentar a literacia da população sobre a doença, “valorizar os sintomas” e não adiar a procura dos cuidados de saúde perante sinais que persistem como tosse, febre, emagrecimento.

“Quanto mais precoce for o início do tratamento, melhor o sucesso, melhor a possibilidade de regressar ao trabalho de uma forma saudável e sem sequelas”, disse, realçando: “Tem que haver um comprometimento de todos na atuação se queremos realmente controlar a tuberculose em Portugal”, que registou 1.584 casos em 2023.

HN // ZO

Lusa/fim

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 8 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 8 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 9 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 9 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 9 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 10 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 10 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 10 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 11 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 11 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 11 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 12 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 12 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 13 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 13 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 14 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 14 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 14 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 15 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.