Especialistas dizem que o papel e o cartão são os abrigos comuns das baratas.
«O papelão é, curiosamente, muito atraente para baratas. Isso chega ao ponto em que os pesquisadores que trabalham com baratas usam papelão como abrigo, pois é nele que elas vivem», disse Aaron Ashbrook , professor assistente de entomologia urbana e periurbana na Universidade Estadual da Louisiana.
Nem todas as baratas se adaptam bem ao papelão, depende da espécie, mas as baratas que costumam infestar casas, infelizmente, gostam desse material, e há muitos motivos para isso.
O papelão é uma fonte de alimento para as baratas, e se estiver molhado, elas também podem obter dali água.
E como o papelão é absorvente, também pode captar odores das feromonas, o que o torna uma superfície ainda mais atraente, disse Matt Frye , especialista em pragas estruturais, da Universidade Cornell.
O papelão também inibe o som, pelo que se houver insetos lá dentro e eles estiverem movimentar-se, podemos não os ouvir.
Como as pessoas tendem a armazenar [papelão] frequentemente em locais que são negligenciados ou esquecidos, elas podem ficar lá durante muito tempo e não serem notadas, o que permite que as suas populações cresçam e depois se espalhem.
Particularmente com papelão ondulado, que é o papelão com sulcos e ranhuras entre as camadas, usado na maioria das embalagens de entrega.