Este ano, os portugueses ficaram a conhecer um novo destino turístico brasileiro, apresentado na BTL e numa campanha de comunicação: o Estado do Piauí, o «Coração do Nordeste». Na sequência da campanha de promoção, vários operadores e agências nacionais preparam já a comercialização deste destino, após uma visita ao território em fevereiro.
No entanto, este é um Estado que foi desbravado por portugueses, com destaque para Domingos Afonso Mafrense, figura de referência na descoberta deste território.
Nasceu na zona de Mafra em 168, e chegou ao Brasil com um irmão por volta de 1670. Estabeleceu-se na Bahia, onde conseguiu terras, em sesmarias. No entanto, quis alargar as suas possessões, e decidiu explorar o território do atual Piauí, na altura ainda por desbravar.
Na sequência destas incursões, acompanhado pelo irmão e por mais de uma centena de homens, a partir de 1676 acumulou dezenas de sesmarias, em território piauiense. Hoje, continua a ser uma figura emblemática na história da região.
Piauí, um novo destino turístico para os portugueses
De acordo com dados do Turismo do Brasil, no ano passado Portugal enviou para o Brasil 218 mil turistas, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
No âmbito de uma aposta mais vasta em atrair novos visitantes, este ano o Estado nordestino do Piauí dinamizou em Portugal a campanha ‘Bora ali, no Piauí? e marcou uma presença exclusiva na BTL – Better Tourism Travel.
Até agora, o Piauí era um destino praticamente desconhecido em Portugal, mas vários operadores e agências nacionais preparam já a comercialização do destino, após visitarem o território, em fevereiro.
Justamente, um território que tinha sido desbravado por colonos portugueses no século XVI, com destaque para Domingos Afonso Mafrense.
O Piauí é um vasto território que prima pela autenticidade e pela preservação do património natural, mas também histórico.
Ideal para os amantes de natureza, convida a fazer caminhadas, contemplar paisagens impressionantes, e a ficar em hotéis de charme. A par disso, destaca-se também pela gastronomia típica e as gentes acolhedoras, pouco habituadas a multidões.
Um convite à aventura
A seguir à Amazónia, o Piauí é o estado brasileiro com maior percentagem de áreas e parques naturais.
Entre eles, a Serra da Capivara, com cerca de 130 mil hectares e um património pré-histórico único. Designadamente, cerca de 600 sítios com pinturas rupestres, atestando os mais de 100 mil anos de presença humana neste território.
Também por essa razão, a UNESCO atribuiu-lhe o estatuto de Património da Humanidade.
No litoral, o Piauí tem belíssimas praias e lagoas, e um dos raros deltas do mundo, o Delta do Parnaíba.
Inevitavelmente, a biodiversidade é imensa, com destaque para a revoada dos Guarás, ao final do dia. Sendo um espetáculo protagonizado por estas aves de cor vermelha, reúne diariamente uma plateia e fascina os visitantes.