A queda de cabelo é especialmente comum na primavera e no outono, as chamadas fases telógenas do cabelo, seguidas pelas fases catágena, de transição, e anágena, de crescimento. Tudo isso, desde que não seja uma queda excessiva de cabelo que possa ser devida a algum tipo de alopecia, fatores externos como stresseou outras doenças que possam ter esse efeito.
É por isso que os produtos para queda de cabelo estão entre os mais populares para obter cabelos fortes e saudáveis.
Embora alguns especialistas garantam que não é necessário gastar uma fortuna em produtos especializados para ter cabelos saudáveis e prevenir a queda.
O fundador do Studio 23, Jason Collier, conhecido por pentear celebridades , revelou ao GB News diversas “estratégias comprovadas” que ele recomenda a todos os seus clientes que querem “cabelos mais grossos e longos sem a necessidade de produtos”.
O especialista concentrou-se nos cuidados com o couro cabeludo. «Antes de mais nada, o cuidado com o couro cabeludo é essencial. Um couro cabeludo saudável cria o ambiente ideal para o crescimento capilar, por isso massagens regulares são essenciais», refere, «ajudam a estimular a circulação sanguínea e incentivam os folículos capilares a permanecerem ativos e produtivos».
Isso foi demonstrado por estudos como o publicado na Biblioteca Nacional de Medicina , que afirma que «a massagem padronizada no couro cabeludo produz aumento da espessura do cabelo ao induzir forças de alongamento nas células da papila dérmica no tecido subcutâneo».
Outro ponto importante para Collier é usar fronhas de seda, para evitar atrito. «Ajuda a minimizar a quebra enquanto dorme, o que é especialmente importante para quem tem cabelos finos ou frágeis».
Cortes de cabelo regulares também podem ajudar a «evitar que pontas duplas subam pela haste capilar».