Os principais benefícios dessa bebida, desde a nutrição proporcionada até os possíveis auxílios em algumas condições de saúde:
- É um alimento saudável: que pode ser consumido tanto cru quanto cozido. Na forma crua, as vitaminas e minerais são melhor absorvidos pelo organismo.
- Favorece o funcionamento do intestino: o sumo de chuchu tem poucas calorias e possui muita água e fibras. Como as fibras são agentes reguladores intestinais, o sumo vai melhorar o trânsito intestinal.
- Colabora no controle da pressão arterial: o sumo de chuchu proporciona benefícios para quem tem cuidado com a pressão. Por possuir uma boa quantidade de potássio, o sumo de chuchu pode ser um forte aliado no controle da pressão arterial. Importa ressaltar que o consumo de um alimento rico em potássio pode auxiliar na redução da pressão arterial, porque a bebida tem efeito diurético e ajuda a eliminar minerais que atuam na elevação da pressão.
- Beneficia o processo de emagrecimento e/ou treinos: possui baixas calorias. É rico em antioxidantes, que ajudam no processo de desintoxicação do organismo, auxiliando a desinchar o corpo e, naturalmente, a perda de gorduras localizadas. É rico em vitamina C, fósforo e potássio, que ajudam na regeneração muscular e no sistema imunológico.
- Ajuda no controle da diabetes: pode ajudar a regular a glicemia, pois é um alimento que possui alto teor de fibras dietéticas, substâncias que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue. Como também é um alimento com baixa quantidade de carboidrato, é excelente para quem tem diabetes.
- É bom para o cérebro:É fonte de zinco e ácido fólico (B9), por isso promove melhorias na saúde mental e emocional.
- Melhora a saúde dos rins: favorece a saúde dos rins porque é um diurético natural. Por ser rico em potássio, é também um ótimo aliado nas funções renais, previne pedras e cálculos renais.
O ideal é que seja tomado logo pela manhã, de 1 a 2 copos de 300 ml.
É contraindicado para pessoas com insuficiência renal, assim como qualquer sumo ou alimento que seja fonte de potássio, pois pode agravar o quadro da doença.