O rio mais poluído da Europa fica em Espanha , de acordo com o meio de comunicação britânico Express , que faz referência aos resultados de um estudo científico realizado pela Universidade de York.
Este título deve-se ao seu elevado nível de toxicidade e à presença de, entre outros, vestígios de paracetamol, cafeína , metformina, fexofenadina, sulfametoxazol, metronidazol e gabapentina.
Como foi explicado na notícia citada, o rio mais poluído da Europa não está apenas localizado no nosso país, mas também é um dos mais emblemáticos devido à sua localização.
Este é o Rio Manzanares que atravessa a capital espanhola, Madrid.
Cabe ressaltar que no âmbito deste estudo foram analisados um total de 258 cursos de água. Níveis potencialmente tóxicos de contaminação foram detetados em mais de um quarto. Tanto para os organismos que vivem nelas quanto para os seres humanos. Esta é a principal conclusão da pesquisa liderada por John Wilkinson.
O estudo teve como objetivo analisar a presença de 61 produtos farmacêuticos diferentes em amostras de água de 1.052 locais em 104 países. A realidade é que rios em África, Ásia e América Latina também apresentam níveis de toxicidade semelhantes ao caso mencionado, ou até maiores.