<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

IMI 2025: como fazer o pagamento?

11 Maio 2025
Forever Young com ComparaJa.pt

Aproxima-se o pagamento do IMI 2025 e há novidades. Descobre como pagar este imposto e ainda todas as novas regras implementadas neste ano.

A data do pagamento do IMI 2025 (Imposto Municipal sobre Imóveis) está a chegar e traz novidades para todos os portugueses que possuem habitação própria. Já sabes como pagar este imposto? Esclarecemos tudo e ainda te contamos o que há de novo em relação ao IMI deste ano.

O que é o IMI?

IMI é pago anualmente e varia consoante a área de localização da casa, sendo que o montante do mesmo incide sobre o valor patrimonial do imóvel. Conforme mencionado no nº 1 do artigo 112.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI), a taxa aplicada é de 0,8% para prédios rústicos e para prédios urbanos pode situar-se entre os 0,3% e os 0,5%. Podes saber qual é a taxa aplicada ao município onde se localiza a tua habitação através do site do Portal das Finanças.

Este encargo, apesar de muitas vezes esquecido por quem compra (ou quer comprar) casa, acaba por ter um peso considerável nas finanças pessoais, sobretudo quando somado a outros custos: prestação do crédito à habitação (bem como seguro de vida e comissões associadas), seguro multirriscos e despesas de condomínio.

Que alterações foram aplicadas ao IMI nos últimos anos?

Em 2020 o IMI foi agravado com o objetivo de contrariar a escassez de oferta para habitação. Esta penalização, que já abrangia os prédios devolutos há mais de dois anos, passou a aplicar-se também a prédios em ruínas e a terrenos em construção com aptidão para uso habitacional, quando localizados em zonas de pressão urbanística.

O agravamento mantém-se e corresponde a seis vezes a taxa aplicada em prédios urbanos, que atualmente se situa entre 0,3% e 0,5%O imposto é ainda agravado em mais 20% por cada ano subsequente até um máximo de 20 vezes a taxa atual, estipulado por lei, conforme consta nas alíneas a) e b) do nº 1 do artigo 112º-B do CIMI.

Desde 2024, registou-se uma subida do valor médio de construção por metro quadrado para 665 euros. Este aumento resultou num acréscimo no IMI a pagar para imóveis reavaliados, reabilitados ou recém-construídos.

Em 2025, 59 municípios prolongaram a isenção do IMI por mais dois anos, aplicando-a a habitações próprias e permanentes com valor patrimonial até 125 mil euros e agregados com rendimento anual até 153.300 euros. O número de municípios aderentes quase triplicou em relação ao ano anterior, beneficiando muitas famílias face ao aumento dos custos com a habitação. Esta isenção é uma medida do programa Mais Habitação, e pode ser consultada no Portal das Finanças ou junto das câmaras municipais.

Como calcular o valor do IMI 2025?

O cálculo do IMI é bastante simples. Basta que multiplique o Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel pela taxa aplicável ao concelho onde este se situa:

Fórmula:

Taxa de IMI x VPT = Imposto a pagar

Se, por exemplo, a taxa de IMI 2025 aplicável ao seu município for de 0,3% e o imóvel estiver avaliado em 200 mil euros, os cálculos a fazer são os seguintes:

Cálculo:

0,3% x 200.000€ = 600€

Ou seja, neste exemplo em concreto, o valor a pagar de IMI é de 600 euros.

Qual o prazo de pagamento?

Este ano também vais poder fazer o pagamento do IMI em prestações, caso o valor do mesmo seja superior a 100 euros.

Conforme consta no nº 1 do artigo 120º do Código do IMI, os prazos para efetuar o pagamento do IMI 2025 são os seguintes:

  • Até 100 euros: prestação única, paga em maio;
  • Mais de 100 euros e menos de 500 euros: duas prestações, pagas em maio e novembro;
  • A partir de 500 euros: três prestações, pagas em maio, agosto e novembro.

No entanto, não é obrigatório pagar o IMI em prestações se este for superior a 100 euros. Se preferires, podes pagar o valor total de uma só vez.

Para pagar o IMI com uma só prestação terás de estar atento à nota de cobrança da primeira prestação, relativa ao mês de maio. Nesse documento deves procurar a indicação da referência e o valor total de IMI a pagar no respetivo ano.

A nota de cobrança recebe-se, geralmente, em abril e terás até ao dia 31 do seguinte mês para pagar a primeira (que poderá ser a única) prestação de IMI. Podes configurar o pagamento automático por débito direto e, desta forma, evitar esquecimentos (o que, no limite, pode implicar o pagamento de coimas e juros sobre os valores em atraso).

Toma atenção:

Se, por acaso, não chegares a receber a nota relativa à cobrança do IMI dentro do prazo de pagamento, então fica a saber que poderás pedir uma segunda via desse documento através do Portal das Finanças. Devido a constrangimentos técnicos na AT, resultantes da interrupção geral de energia de 28 de abril, que afetaram a emissão das notas de cobrança do IMI, o Governo prorrogou, para todos os contribuintes, o prazo de pagamento da primeira prestação (ou da prestação única) até ao final de junho.

O que acontece caso falhe a data de pagamento?

Segundo consta no artigo 121º do CIMI, o atraso no pagamento do IMI implica o pagamento de juros de mora, pelo que é de extrema importância lembrares-te de o pagar dentro do prazo definido por lei.

Estás ainda sujeito ao pagamento de uma multa, uma vez que a falta ou atraso de declarações fiscais é considerada uma infração fiscal, segundo consta no artigo 116º do Regime Geral das Infrações Tributárias.

Pede a reavaliação do IMI para pagar menos

Sabias que tens a possibilidade de diminuir o montante a pagar de imposto? Só tens que fazer o pedido de reavaliação do IMI para verificar se, de facto, estás a pagar mais do que devia.

Valor Patrimonial (VPT) da tua casa é calculado a partir de seis indicadores:

  • Valor do m²;
  • Área da habitação;
  • Tipo de utilização;
  • Localização;
  • Qualidade (se tem jardim, piscina ou garagem);
  • Idade do prédio.

O peso de cada um destes indicadores altera-se ao longo dos anos. Isto significa que, se por acaso o seu imóvel tiver desvalorizado, é possível que estejas a pagar mais IMI do que deverias.

Por isso, é importante fazer uma simulação do IMI para perceber se vale ou não a pena pedir uma reavaliação do VPT do imóvel às Finanças.

Se valer a pena, acabarás por pagar menos IMI pelos próximos três anos, pelo menos. Uma vez feito o pedido de reavaliação do imóvel, terás de aguardar três anos até poder efetuar um novo.

Se pedires a reavaliação este ano, não irás usufruir da potencial diminuição da taxa no IMI 2025, pois o prazo para este pedido era até dezembro de 2024. No entanto, nunca é tarde para efetuar a reavaliação, uma vez que se puderes beneficiar de uma taxa mais baixa, para o ano já pagarás menos imposto.

Pagar o IMI é simples

Para fazer o pagamento do IMI 2025, basta que te dirijas a uma repartição das Finanças, ao balcão dos CTT mais próximo ou a uma instituição financeira que tenha protocolo com a Autoridade Tributária.

Poderás também realizar o pagamento através de um Multibanco ou mesmo a partir de casa, acedendo ao teu banco através da Internet via homebanking.

Caso desejes pagar através da internet, irás precisar da referência de pagamento que podes consultar no Portal das Finanças. Se optares pelo multibanco, terás de realizar os seguintes passos:

  1. Seleciona “Pagamentos e Outros Serviços”;
  2. Carrega em “Estado e Sector Público”;
  3. Escolhe a opção “Pagamentos ao Estado”.

Podes pagar o IMI através de dinheiro, transferência bancária, débito direto na conta ou por cheque. Se escolheres a última opção, o cheque deve ser cruzado e datado com o respetivo dia de pagamento ou dois dias antes.

Mais Recentes

Colesterol elevado? Evite estes 10 erros depois dos 50 anos

há 21 minutos

Açúcar escondido acelera o envelhecimento e está em mais alimentos do que imagina

há 58 minutos

Maior consumo de alimentos processados “pode estar a contribuir para o aumento das alergias alimentares”

há 2 horas

Cinco alimentos que ajudam a queimar gordura abdominal e a melhorar a saúde intestinal

há 3 horas

Eridu: a cidade mais antiga da humanidade está a reescrever a história da civilização

há 4 horas

Dentes do siso podem esconder células que revolucionam tratamentos de doenças, revela estudo

há 4 horas

Um “plástico bolha” capaz de salvar o mundo? Novo material extrai água potável… no meio do deserto

há 7 horas

Como funciona o cérebro de um psicopata? Saiba o que diz um novo estudo

há 7 horas

Qual será o cheiro do Inferno? IA ajuda a reviver odores históricos

há 7 horas

Beber café sem açúcar ou natas pode ajudar a viver mais, revela estudo

há 8 horas

5 factos (curiosos) sobre o seu coração que provavelmente desconhece

há 8 horas

Sono profundo pode desbloquear momentos de génio: estudo revela ligação entre sestas e criatividade

há 9 horas

10 superalimentos essenciais para mulheres com mais de 50

há 9 horas

Uma em cada 10 pessoas tem sinais atípicos: se é o seu caso, cuidado

há 9 horas

Transforme os seus sonhos em objetivos realizáveis com estas 8 dicas

há 9 horas

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 1 dia

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 1 dia

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 1 dia

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 1 dia

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.