A apneia do sono é um distúrbio que afeta cada vez mais pessoas, pelo que qualquer progresso para melhorar sua qualidade de vida é fundamental.
Um dos melhores “ajudantes” para melhorar a qualidade do sono dos pacientes que sofrem deste distúrbio são os aparelhos ou máquinas que os ajudam a respirar durante a noite, como os aparelhos CPAP.
Os aparelhos CPAP posicionaram-se como aliados na redução de mortes por doenças cardiovasculares associadas à apneia do sono.
Investigadores analisaram dados de 30 estudos diferentes envolvendo cerca de 1,2 milhão de pessoas com idade média de 60 anos.
De acordo com os resultados, publicados na revista Lancet Respiratory Medicine , o risco de um doente com apneia do sono morrer de doença cardiovascular ao longo de um período de cinco anos foi reduzido para metade se ele usasse um desses dispositivos.
Além disso, a mortalidade geral também foi reduzida em 40% relativamente a pessoas que não usaram um dispositivo CPAP enquanto dormiam.
Esses dispositivos são um tipo de máscara que fornece ar levemente pressurizado, mantendo as vias aéreas abertas e evitando as pausas associadas à apneia do sono. Com esses dados, especialistas esperam incentivar o uso desses dispositivos por quem quem precisa deles.