Investigadores do Institute for the Quality of Life lançaram o Índice Cidade Feliz 2025, que monitorou 82 indicadores de felicidade em seis categorias principais: Cidadãos, Governança, Meio Ambiente, Economia, Saúde e Mobilidade.
O índice avaliou as políticas que contribuem para a qualidade de vida, bem como as suas implementações e o impacto na população, e concluiu que nenhuma cidade deve ser considerada “a mais feliz”. Em vez disso, 31 cidades — que obtiveram pontuações altas em todas as métricas — foram selecionadas para compor a lista das “Cidades de Ouro”, avança a BBC.
1. Copenhague, Dinamarca
Com frequência, a Dinamarca aparece entre os países mais felizes do mundo, e talvez não seja uma surpresa que a sua capital tenha recebido a nota geral mais alta do índice.
2. Zurique, Suíça
Com a segunda nota mais alta do índice, a maior cidade da Suíça pontua bem nas categorias Cidadãos e Governança, que avaliam a participação dos cidadãos nas políticas governamentais e o acesso a serviços digitais para melhorar a vida dos moradores.
3. Singapura
A cidade-Estado de Singapura geralmente aparece bem posicionada em diferentes índices, principalmente como um dos países mais felizes da Ásia, graças à facilidade para fazer negócios, limpeza e infraestrutura.
No Índice Cidade Feliz de 2025, obteve altas pontuações principalmente na recém-criada métrica de Saúde, que avalia a segurança geral, iniciativas de saúde pública, como campanhas de vacinação e proteção financeira para despesas médicas.
A cidade também se destaca na categoria de Governança, uma métrica que avalia como os moradores veem políticas que aliviaram o custo de vida — um problema crescente em várias cidades ao redor do mundo.
4. Aarhus, Dinamarca
A segunda maior cidade da Dinamarca, Aarhus é frequentemente chamada de “menor cidade grande do mundo”, o que contribui para a felicidade dos moradores ao combinar comodidades urbanas com sentido de comunidade.
A cidade pontuou bem em todas as métricas, mas principalmente em Cidadãos, Meio Ambiente e Saúde — fatores que, segundo os moradores, tornam a vida mais fácil.
5. Antuérpia, Bélgica
Antuérpia conseguiu superar a “irmã” Bruxelas no ranking de cidades felizes, com pontuações mais altas nas categorias de Cidadãos, Governança e Meio Ambiente.
Moradores elogiam o transporte público, a segurança e a facilidade para pedalar, além do tamanho compacto da cidade — o que torna a locomoção rápida e simples.