Demência é a perda da função cerebral que ocorre como resultado de certas doenças, afetando aspetos como memória, pensamento e linguagem, entre outros. Geralmente ocorre ao longo dos anos, por isso é raro em pessoas com menos de 60 anos.
As causas específicas da doença não são totalmente compreendidas, embora se saiba que nestes casos as proteínas cerebrais não funcionam corretamente. Um estilo de vida saudável é essencial para prevenir o Alzheimer, com exercícios e uma dieta equilibrada.
Um estudo apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer de 2024 concluiu que comer apenas 28 gramas de carne processada por dia pode aumentar o risco de demência em 14%.
A alta quantidade de nitratos, sódio e gorduras saturadas presentes em alimentos como salsichas, presunto, bacon e frios pode ser a principal causa.
Os perigos do consumo excessivo de carne vermelha são algo que a comunidade médica vem alertando há anos devido aos seus riscos para a saúde. Além da doença de Alzheimer, esses tipos de alimentos podem causar outros problemas, como cancro colorretal ou doenças cardíacas.
A Associação Espanhola Contra o Cancro relata que o consumo de carne vermelha na Espanha aumentou 2,7% em 2023, atingindo 32,4 quilos por habitante por ano, o que está ligado ao desenvolvimento de certas doenças crónicas. Por isso, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN) recomenda que a carne seja consumida com moderação, não ultrapassando duas porções por semana.
De acordo com o site da Clínica Mayo , estes são alguns hábitos para manter uma boa memória:
Pratique desporto todos os dias.
Estimule a mente com palavras cruzadas, leitura, jogos, aprenda a tocar um instrumento…
Mantenha-se conectado à sua rede social.
Tenha uma organização adequada.
Descanse as horas necessárias.
Gira problemas crónicos de saúde, como pressão alta, diabetes, perda auditiva ou obesidade