<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Hidrocefalia de pressão normal: conheça a condição que levou Chico Buarque a ser operado

Chico Buarque
5 Junho 2025
Forever Young

Prestes a completar 81 anos, Chico tinha participado num concerto de Gilberto Gil no Rio de Janeiro, onde a dupla reeditou a parceria na música Cálice.

Chico Buarque foi submetido a uma cirurgia para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal.

A nota divulgada detalha que o procedimento era “eletivo” —uma operação previamente planeada e agendada — e foi realizado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

“A cirurgia correu sem complicações e terminou rapidamente”, pode ler-se, «o artista já se encontra no quarto, em observação de pós-operatório, com o seu habitual bom humor”, complementa o texto.

A Associação de Alzheimer dos Estados Unidos explica que o quadro é marcado pelo acúmulo de fluido cerebroespinhal nos ventrículos no cérebro.

O fluido cerebroespinhal, também conhecido como líquor ou líquido cefalorraquidiano, é uma substância clara, quase transparente, que ajuda a proteger o sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal).

Os ventrículos são câmaras ou cavidades que todos temos nesse órgão que fica dentro do crânio.

Na hidrocefalia de pressão normal, o fluido cerebroespinhal acumula-se acima do esperado, mas isso não chega a causar um aumento da pressão dentro do crânio suficientemente grande para levar a um diagnóstico de hipertensão intracraniana.

No entanto, o excesso de líquor pode gerar algumas consequências graves, ao pressionar partes do cérebro e gerar problemas como caminhar, dificuldades de raciocínio e memória e perda do controle da bexiga.

Ainda segundo a Associação de Alzheimer, o problema de saúde costuma aparecer principalmente em pessoas com mais de 60 ou 70 anos.

Algumas estimativas dão conta que 700 mil adultos sofrem com a hidrocefalia de pressão normal nos EUA, mas o quadro é frequentemente confundido com outras doenças, como Alzheimer ou Parkinson.

“Menos de 20% das pessoas com essa condição recebem um diagnóstico adequado”, estima a entidade.