Se deseja viver até aos 100 anos, já deve saber que hábitos como não fumar, alimentar-se bem, praticar exercício e moderar o álcool ajudam, mas ao ouvir as pessoas mais velhas do mundo, percebe-se que muitas delas têm rotinas e segredos pouco convencionais.
Reunimos cinco dicas de centenários e supercentenários que poderão inspirar uma vida longa e feliz, citadas pelo BestLife.
1. Viva o momento
Norman Lear, produtor de televisão que viveu até aos 101 anos, aconselhava a valorizar o “momento entre o passado e o futuro”. Para ele, é importante aproveitar o presente, pois “o momento é uma rede entre o depois e o próximo”.
2. Continue a fazer exercício
O bailarino britânico Henry Danton, que chegou aos 100 anos, acreditava que o corpo é “um instrumento maravilhoso” que deve ser cuidado. Nunca se aposentou do balé, porque o exercício mantinha o seu corpo e mente ativos.
3. Tenha um hobby e um propósito
Howard Tucker, médico e recordista do Guinness como o mais velho em atividade, perto dos 103 anos, reforçava a importância de ter um propósito e ocupar o cérebro diariamente. Um hobby, trabalho comunitário ou outras atividades estimulam a mente e o corpo.
4. Nunca se case?
Leandra Becerra Lumbreras, a pessoa com maior longevidade registada (127 anos), atribuiu o seu longo tempo de vida a três coisas: “Comer bem, dormir dias a fio e nunca casar”. Uma visão pouco habitual, mas que surpreende pela sinceridade.
5. Aprecie os momentos mágicos da vida
Julia Hawkins, atleta centenária que viveu até aos 108 anos, destacava a importância de valorizar as pequenas maravilhas diárias: o pôr do sol, o cantar dos pássaros, a música ou palavras amáveis. “São momentos mágicos e gratuitos — não deixe de os notar”, dizia.