Cada vez mais as crianças têm um acesso mais precoce a dispositivos móveis. Todos estamos acostumados a ver crianças de dois ou três anos a usa tablets e telemóveis com grande facilidade para jogar ou assistir a conteúdo no YouTube.
No entanto, todos sabemos também que esta utilização pode ter certas consequências negativas para o desenvolvimento e para a saúde. Por isso, conhecer a opinião de uma das grandes referências tecnológicas das últimas décadas como Bill Gates é sempre interessante.
Numa recente entrevista ao Mirror , Bill Gates enfatizou o quão rigoroso sempre foi com o uso de dispositivos pelos seus filhos. Também refletiu sobre a importância de estabelecer limites rígidos relativamente ao tempo que os mais pequenos lhes dedicam.
Bill Gates afirma que não permitiu que os seus próprios filhos tivessem telemóvel até aos 14 anos e que acredita que esta é a idade adequada. Além disso, garante que a educação é fundamental para que os jovens encontrem um equilíbrio adequado entre a vida real e a digital e para que mantenham uma rotina de sono saudável.
«É preciso analisar o melhor uso desses dispositivos. Por exemplo, para fazer os trabalhos de casa ou manter contato com amigos. Mas também é preciso detetar quando são usados excessivamente»», afirma Gates na entrevista. Acrescenta que «ainda é proibido usar telemóvel à mesa durante as refeições».