Banda alcobacense atua pela primeira vez no festival onde interpretará os temas de Coral acompanhada por um coro de vinte elementos
Será uma noite memorável e de estreia no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça: pela primeira vez os The Gift vão atuar e encerrar o festival com um espetáculo no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, às 21h30 do dia 30 de julho. A banda apresentará os temas de Coral, o seu mais recente disco, com um coro de 20 elementos em palco.
Mas antes dessa grande celebração, são ainda vários os espetáculos que antecedem o final desta edição, com concertos sinfónicos, música vocal, dança contemporânea e jazz.
Na Programação Principal, a Orquestra XXI, a comemorar 10 anos de existência, regressa sob a direção de Dinis Sousa para interpretar a 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler — uma obra emblemática, reveladora de um pensamento musical único e revolucionário. Também a Banda Sinfónica de Alcobaça volta ao festival sob a direção do maestro Rui Carreira com a solista Vera Santos (clarinete).
O Coro do Orfeão de Leiria interpretará o Requiem de Fauré, na Igreja Matriz de Pataias. Já o Ars Lusitana, um ensemble vocal que se dedica à investigação e recuperação do património musical português, vai até à Igreja Paroquial de São Martinho do Porto com um programa que assinala o 400.º aniversário da morte de Francisco Garro. O pianista Nuno Vieira de Almeida e Rita Blanco apresentam Enoch Arden, de Richard Strauss, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia. Estes três últimos concertos são de entrada livre.