Partilhar

Afinal, o que acontece ao nosso corpo quando fazemos jejum?

Perceba de que forma o “saltar” refeições pode influenciar o seu organismo.

23 Janeiro 2021
Forever Young

Muitas pessoas apresentam reais dificuldades em perder peso. Existem inúmeros fatores que contribuem para este problema, sejam os maus hábitos alimentares ou a falta de exercício físico. Sendo certo que existem inúmeras dietas que prometem fazer milagres, a verdade é que as pessoas têm dificuldade em cumprir um regime rígido.

O jejum intermitente tem ganho popularidade nos últimos tempos como uma forma alternativa de estimular a perda de peso. É porventura mais fácil de seguir e os seus resultados são bastante bons. O conceito deste plano passa por intervalar períodos de jejum com período em que se come normalmente (sem grandes restrições). A ideia é que consiga limitar o seu consumo de calorias apenas durante um período bem definido.

[Leia também: 5 passos simples para conquistar um estilo de vida mais saudável]

Mas afinal porque é que este regime funciona? Perceba aqui os principais benefícios do jejum intermitente e compreenda quais os efeitos no seu organismo.

 

  1. Maior queima de calorias

Quando fazemos um jejum o nosso corpo vai buscar energias às gorduras. Isto ajuda a diminuir os níveis de insulina. Após um certo número de horas sem comer o corpo passar de usar as reservas de açúcar para “atacar” as gorduras. O jejum intermitente é eficaz porque prolonga estes períodos.

 

  1. O metabolismo acelera

O nosso metabolismo é o processo que converte tudo aquilo que comemos e bebemos em energia. Basicamente é o ritmo a que o corpo consegue queimar calorias. Existem pessoas que apresentam um metabolismo naturalmente mais ou menos acelerado. Através de um regime de jejum intermitente as pessoas conseguem acelerar “artificialmente” os seus metabolismos, contribuindo para uma mais rápida perda de peso.

 

  1. Consome menos calorias

Ao longo do regime de jejum intermitente a ideia não é comer de forma disparatada e exagerada sempre que está no período de alimentação. Este plano apenas funciona se mantiver (ou até reduzir) o número de calorias que normalmente consome. Procure consumir doses normais, sem exageros. Sempre que possível privilegie alimentos saudáveis e não se esqueça de beber muitos líquidos.

 

  1. O sistema digestivo pode parar um pouco

Habitualmente o processo de digestão é longo e exaustivo. Não é assim por acaso que muitas pessoas apresentam problemas digestivos ou mal-estar após as refeições. Uma boa forma de aliviar alguns destes sintomas é respeitar alguns períodos de jejum que possam reduzir o ritmo do seu sistema digestivo. Este tipo de “descanso” irá permitir fortalecer o seu sistema imunitário e melhor processar as células de gorduras.

 

  1. A mente torna-se mais focada

Durante um período de jejum, o nosso organismo transita facilmente entre o processar de carboidratos para o processar de gorduras. Criando um equilíbrio mais saudável que favorece níveis mais reduzidos de insulina, garantindo desta forma uma maior claridade mental. Muitas das pessoas que seguem este plano afirma sentir uma maior concentração e capacidade cognitiva.

 

 

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 23 minutos

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 26 minutos

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 28 minutos

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 56 minutos

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 1 hora

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 1 hora

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 2 horas

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 3 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 3 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 4 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 4 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 4 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 5 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 6 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 6 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 6 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 6 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 6 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 6 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.