Partilhar

Afinal, porque nos sentimos tão atraídos por narcisistas?

De acordo com uma investigadora norte-americana, existem 5 razões que podem explicar porque nos sentimos atraídos por pessoas que porventura não merecem a nossa atenção.

24 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

Para o bem e para o mal, somos nós que escolhemos os nossos parceiros. Dentro de um grupo alargado de pessoa e possibilidades, acabamos por “orbitar” em torno de um número exclusivo de pessoas. Sentimo-nos atraídos por certos tipos de características e traços de personalidade que conquistam a nossa atenção.

É natural que se aperceba que tem uma certa tendência para se aproximar intimamente de um certo tipo de pessoa. Infelizmente nem sempre essa escolha é ideal para nós e frequentemente acabamos por sofrer em resultado de uma má decisão.

Porque escolhemos tão mal os nossos parceiros? Sobretudo se sentir frequentemente uma maior atração por pessoas com defeitos de personalidade e tendências narcisistas é provável que sinta necessidade de perceber o que está na origem dessa preferência.

De acordo com Claire Jack, investigadora e life-coach, existem 5 razões fundamentais que podem justificar sinta uma maior atração por pessoas narcisistas.

 

  1. Não existem coincidências

Errar uma vez e entrar numa relação com alguém que não é bom para nós é algo que pode acontecer, sobretudo se estas pessoas forem charmosas e atraentes o suficiente para nos ludibriar. No entanto se o seu registo de se envolver com pessoas narcisistas e egoístas é consistente e frequente, então isso é certamente sinal de algo mais profundo. Existe algo que está na origem desse comportamento. Seja porque está a repetir padrões negativos do passado ou porque está à procura de satisfazer uma necessidade algo destrutiva, é fundamental que reflita sobre o motivo que possa estar na génese deste comportamento. Apenas assim poderá quebrar o ciclo e partir em busca de algo melhor.

  1. Teve uma experiência de abuso narcisista na sua infância

É frequente que as pessoas adultas que se sentem mais atraídas por narcisistas tenham sido elas próprias vítimas de comportamentos semelhantes quando eram crianças. As nossas ideias sobre os outros e as expectativas que temos, partem da nossa experiência familiar. Se um pai ou uma mãe nos ensina, através de palavras e gestos, que para sermos amados temos que atuar de uma determinada forma e que merecemos ser manipulados e ridicularizados, então é provável que isso influencie as nossas relações futuras. É natural que procuremos parceiros que confirmem estas ideias que assumimos como verdadeiras.

  1. Baixa autoestima

Se, por alguma razão, tem uma autoestima frágil e é incapaz de se sentir confiante e seguro de si, então é provável que acabe por escolher parceiros narcisistas que vão continuar a desvalorizar as suas opiniões, vontades e necessidades. Não se sente merecedor de um amor melhor. Nestas situações é ainda frequente que as pessoas com menor autoestima se sintam atraídas por personalidades mais confiantes e egocêntricas que sejam capazes de as incluir em certas atividades ou experiências que de outra forma nunca teriam acesso.

  1. Tem tendências co-dependentes

O seu sentido de identidade própria é formado pela sua capacidade de tomar conta de outros? Se tem uma necessidade enorme de se sentir indispensável e de se focar completamente no bem-estar das outras pessoas, então isso pode significar que é o parceiro ideal para um narcisista. Estas pessoas procuram alguém que as deixe dominar e comportar como elas bem entenderem. Querem alguém que esteja sempre a seu lado e que as idolatre. Procuram pessoas que se foquem nas necessidades deles e que, por conseguinte, ignorem as suas próprias vontades e desejos.

  1. É demasiado ingénuo(a)

Os narcisistas usam um conjunto de “ferramentas” emocionais para garantir que conseguem manipular os seus parceiros. Caso seja demasiado ingénuo é provável que não seja capaz de identificar estas estratégias. Tem dificuldade em encontrar os motivos dissimulados que estão na génese de certas atitudes ou comportamentos. Desta forma acabam por se deixar atrair pela “teia” de mentiras, que é habitualmente bem escondida através de um suposto charme e confiança.

 

 

 

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 9 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 10 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 10 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 10 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 10 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 12 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 12 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 13 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 13 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 14 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 14 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 15 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 15 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 16 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 16 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 16 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 17 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 17 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 17 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.