Afinal quanto tempo sobrevive o coronavírus nestas superfícies? Conheça as respostas

Mantenha a sua casa limpa. Procure desinfetar alguns dos materiais e objetos que podem colocar a sua saúde em risco.

É certo que o vírus que está na origem da Covid-19 se propaga sobretudo através do contacto entre seres humanos. Sempre que alguém tosse ou espirra pode estar a libertar perigosas partículas de água infetadas para o ar, que são depois respiradas por outras pessoas.

Para além deste método de contágio, é também possível que seja infetado por tocar em certas superfícies ou objetos que estejam já contaminados. A verdade é que o coronavírus pode sobreviver durante várias horas (ou até dias) em certos materiais, dependendo da composição dos mesmos.

Assim é importante que esteja atento e perceba realmente quais são os tipos de superfícies que podem representar um maior risco. De uma forma geral os metais permitem que o vírus resista durante um período mais alargado, sobretudo quando comparados com madeiras ou cartões/papel. Sendo certo que os especialistas ainda não conhecem tudo sobre a forma como o vírus é afetado por certos ambientes ou condições, estas são as principais conclusões relativas à resistência do vírus.

De relembra apenas que, independentemente do comportamento do coronavírus em certas superfícies, o fundamental é que evite levar a mão à cara ou à boca e que lave com frequência as mãos como água e sabão de forma a diminuir as probabilidades de contágio.

Metal
Exemplo: maçanetas, joias, talheres
5 dias

Madeira
Exemplo: mobília, chão
4 dias

Plásticos
Exemplos: pacotes de alimentos, botões, cadeiras do metro, etc
2 a 3 dias

Aço inoxidável
Exemplos: frigoríficos, panelas
2 a 3 dias

Cartão
Exemplos: caixas encomendas
24 horas

Cobre
Exemplos: moedas, frigideiras
4 horas

Alumínio
Exemplos: lata de refrigerantes
2 a 8 horas

Vidro
Exemplos: copos, janelas
Até 5 dias

Cerâmica
Exemplos: pratos, canecas
5 dias

O que devo fazer?
Desinfetar, desinfetar, desinfetar. Aplique um produto com uma alta taxa de álcool neste tipo de superfícies e materiais. Seja com um pano ou com um spray. O importante é que elimine os vírus existentes com máxima eficácia e proteja o seu lar. Repita o processo com frequência.

[Leia também: 5 formas (surpreendentes) como o coronavírus está a mudar a maneira como pensamos]

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...