Algoritmo do Google pode detectar crise renal 48 horas antes de acontecer

Sistema criado pela unidade de inteligência artificial da empresa obteve resultados em 90% dos casos mais graves de insuficiência renal aguda.

A DeepMind, unidade de inteligência artificial do Google, desenvolveu um algoritmo capaz de detectar uma Lesão Renal Aguda 48 horas antes de acontecer. O sistema criado pela empresa pode salvar vidas, segundo um artigo publicado na revista “Nature”.

O que é uma Lesão Renal Aguda? é um episódio súbito de insuficiência renal, em que o acumular de resíduos no sangue dificulta o trabalho dos rins, afetando outros órgãos como o cérebro, o coração e / ou os pulmões. A doença mata cerca de 500.000 pessoas nos EUA e 100.000 no Reino Unido anualmente, geralmente porque é detectada demasiado tarde.

Com base nos testes iniciais do modelo, o algoritmo identificou correctamente 9 em cada 10 pacientes cuja condição piorou de tal forma que tiveram de iniciar um tratamento de diálise. De salientar que, se a doença for descoberta e tratada precocemente, pode ser revertida.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Black Friday 2019 em números
Automonitor
FIA escolhe Braga como palco do Hill Climb Masters 2020