A carência de vitaminas acontece quando não se atinge a necessidade diária de nutrientes que o organismo precisa para o seu bom funcionamento.
A falta de vitaminas pode manifestar-se através de meio de diversas formas:
Fadiga
É um sintoma comum de muitas doenças, inclusive da carência de vitaminas. O ferro, por exemplo, é um mineral de extrema importância para a criação de hemoglobina no corpo, responsável por carregar oxigénio para as células.
Se uma pessoa apresenta deficiência de ferro, as hemoglobinas vão cair e pode se sentir cansada pela dificuldade de oxigenação nas células e tecidos.
Perda de cabelo
Problemas no couro cabeludo em geral estão relacionados à carência de vitamina D e A. A vitamina D estimula o crescimento dos folículos capilares enquanto a vitamina A é responsável por manter o couro cabeludo hidratado.
Vitaminas do complexo B também estão associadas à saúde dos cabelos. A B3, por exemplo, conhecida também como niacina, facilita a circulação sanguínea no couro cabeludo, mantendo os fios fortes e saudáveis. Já a B7, chamada de biotina, auxilia na produção de queratina no corpo.
Arritmia cardíaca
A arritmia cardíaca pode estar associada à falta de vitamina D, que tem grande influência nas contrações musculares, inclusive do coração, e das vitaminas do complexo B.
Ossos fracos
A deficiência de vitamina D pode ocasionar o enfraquecimento dos ossos, conhecida popularmente como raquitismo.
Sangramento nas gengivas e dificuldade de cicatrização
As vitaminas C e A são parte integrante do processo de cura do corpo. Elas ajudam no crescimento dos vasos sanguíneos, músculos e outros tecidos.
Cegueira noturna
A vitamina A atua diretamente na formação saudável dos ossos, pele e olhos. O nutriente é responsável por controlar a sensibilidade dos olhos à luz, permitindo que a retina se ajuste a ambientes com pouca iluminação.
Dormência nos dedos
A deficiência de cálcio pode fazer com que o indivíduo sinta uma sensação de formigamento e dormência nos dedos.
Unhas fracas e quebradiças
A primeira coisa que temos que pensar ao notar as unhas fracas e quebradiças é na deficiência de proteínas. A fragilidade das unhas indica um sinal de falta de ferro e biotina.
Náuseas
Sentir enjoo matinal pode ser um sinal de falta de magnésio. O mineral está ligado aos níveis de energia no corpo e à função muscular e nervosa.