Partilhar

Apresentado o guião de boas práticas para as empresas contra a violência doméstica e de género

Foi apresentado na sede da Vodafone Portugal, em Lisboa, um guião de boas práticas para combater a violência doméstica e de género, destinado a empresas e entidades empregadoras.

25 Novembro 2019
Forever Young

A ideia é dotar os patrões de ferramentas para lidar com situações de violência no trabalho ou em casa, prestando o apoio necessário à vítima no seu ambiente laboral.

O documento, “Prevenção e Combate à Violência Contra as Mulheres e à Violência Doméstica nas Entidades Empregadoras: Guião de Boas Práticas” foi produzido por uma equipa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com a coordenação de Madalena Duarte, e resulta de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o Portugal Mais Igual e o Conselho Económico e Social (CES).

Este guião tem como objetivo «promover mais conhecimento sobre a necessidade de envolvimento e o modo como a violência doméstica e a esfera laboral estão conectadas e fornecer um guião que seja um instrumento de trabalho com linhas orientadoras, com medidas e ações específicas que as empresas e organizações possam recorrer», disse Madalena Duarte durante a apresentação do documento.

Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade considerou «fundamental» o lançamento do guião de boas práticas para as entidades empregadoras, pois passam a reconhecer-se «os impactos internos da violência que não acontecem só na esfera doméstica».

«Este é um guia muito importante porque é uma ferramenta concreta para que as empresas possam atuar. E este é um caminho que se tem de fazer. Tem de se trabalhar em todos os âmbitos e este universo do mercado de trabalho é fundamental», acrescentou a secretária de Estado.

O guia foi apresentado na Vodafone por se tratar, pode ler-se em comunicado do Governo, de uma empresa «pioneira, em Portugal, na implementação de um programa interno de Prevenção e Combate à Vítimas de Violência, em parceria com a Associação Portuguesa para o Planeamento da Família». Mário Vaz, CEO da Vodafone, afirmou que a empresa, «a nível global e local, assume as suas responsabilidades perante a sociedade e tem como propósito o claim “we connect for a better future”. A temática da violência evolui muito nos últimos anos, mas se olharmos para as estatísticas, ainda estamos muito atrasados. A questão da violência está muito ligada à da igualdade de género e na Vodafone temos diversos programas e iniciativas com o objetivo de proteger as vítimas».

Mais Recentes

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 16 minutos

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 22 minutos

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 30 minutos

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 2 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 3 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 3 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 3 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 4 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 5 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 5 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 5 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 5 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 5 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 5 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 6 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 6 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 6 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 7 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.