Partilhar

Área Metropolitana do Porto vai executar plano de controlo de gaivotas em zonas costeiras

A Área Metropolitana do Porto planeia lançar “nos próximos meses” um concurso para executar o plano de ação de controlo de gaivotas nas zonas costeiras, indicou a secretária da Comissão Executiva daquela associação de municípios.

6 Fevereiro 2024
Forever Young

O lançamento do concurso “decorrerá nos próximos meses porque o tempo de nidificação [das gaivotas] é em junho”, afirmou a primeira secretária da Comissão Executiva Metropolitana do Porto, Ariana Pinho, durante a Assembleia Municipal do Porto, que decorreu na segunda-feira à noite.

Na sessão, marcaram presença quatro membros da Comissão Executiva e foram prestados esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido pela Área Metropolitana do Porto (AMP) em diferentes áreas e projetos.

Interpelada pelo presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan, sobre a execução e os atrasos do projeto, iniciado em 2020, a primeira secretária esclareceu que o mesmo estava “em fase de fecho”, mas que por força da covid-19 e devido à saída de alguns técnicos, “houve um atraso”.

“Quando o ano passado decidimos avançar já era muito em cima da época da nidificação”, referiu, acrescentando que este ano vão ser implementadas ações.

Em causa estão os municípios de Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, que participaram no trabalho desenvolvido em 2021 e 2022 pelo consórcio Floradata e a Wedotech, com coordenação geral de Paulo Alves.

O relatório de atividade da Comissão Executiva, partilhado com os deputados e a que a Lusa teve acesso, esclarece que as três entidades que apresentaram propostas no concurso foram consultadas para executar o serviço, mas que “devido ao ‘timing’ das intervenções (que não devem ser na época de reprodução das gaivotas), a contratação para o apoio na remoção dos ninhos ficou para 2024”.

“Mesmo assim, a Póvoa de Varzim contratou no início do verão de 2023 a execução de um projeto piloto para controlo das gaivotas”, refere o documento, acrescentando que os municípios costeiros e a Maia “já manifestaram interesse em nova contratação conjunta, de modo a adquirir os serviços de execução do plano”.

“Quando for iniciado o processo de contratação, os municípios devem solicitar a licença ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] para remover os ninhos”, acrescenta.

O plano de ação estabelece que cada município desenvolva “um programa de controlo de nidificação” da gaivota-de-patas-amarelas (‘Larus michahellis’), a espécie mais frequente, “devendo este programa ocorrer durante a época de reprodução (entre início de abril e fim de maio/início de junho)”.

O programa “pode incluir a remoção de ninhos, e/ou remoção e/ou inviabilização de ovos”, deixando-os no ninho, permitindo uma “comparação de facilidade de implementação de cada método e comparação de resultados no curto e médio prazo”.

O plano de ação defende ainda a preparação ou revisão de manuais de boas práticas para os principais locais de alimentação das gaivotas -como lotas, restaurantes, barcos ou aterros – uma correta gestão de resíduos orgânicos e de não alimentação dos animais, através da sensibilização da população.

Lusa

Mais Recentes

Titanic. Os detalhes (fascinantes) pouco conhecidos sobre o desastre

há 47 minutos

Estará o sono relacionado com a saúde mental e o bom humor?

há 2 horas

10 melhores alimentos para ganhar massa muscular

há 3 horas

Museu do CCB celebra hoje e domingo um ano com novas exposições e entradas gratuitas

há 3 horas

Mudança de horário: é assim que a chegada da hora de inverno pode afetar a sua saúde, revelam os especialistas

há 20 horas

As melhores cidades do mundo para viajar em 2025 são…

há 20 horas

Um elefante e um burro: revelamos porque são estes animais os símbolos dos dois partidos nos Estados Unidos da América

há 20 horas

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

há 21 horas

Turismo chega ao último trimestre do ano mais confiante num 2024 recorde

há 21 horas

Uma questão controversa (ou nem por isso): como amar a grande arte feita por péssimas pessoas?

há 22 horas

Dia Mundial da Massa: este é o país onde se consome mais este alimento (e há um prato que é o preferidos dos estrangeiros)

há 22 horas

Uma das mais famosas (e belas) cidades da europa vai aumentar taxa de entrada para turistas para 10 euros: saiba quando

há 22 horas

Nova criação de Tiago Rodrigues “No Yogurt for the Dead” na Culturgest em fevereiro

há 23 horas

Óbito: Morreu o ator brasileiro João Rebello que entrou em Vamp’ e ‘Cambalacho

há 23 horas

Avatim lança campanha de Halloween explorando o lado misterioso das fragrâncias

há 1 dia

Encefalopatia Traumática Crónica: conheça aquela que é conhecida como a Demência Pugilística

há 1 dia

Óbito: Morreu o pugilista brasileiro Maguila

há 1 dia

Proteja a sua saúde: nunca reaqueça estes alimentos

há 1 dia

14 exposições de arte para ver na Europa no decurso do outono

há 1 dia

Inaugurada adega do Paço do Curutelo, após investimento de 3,4 milhões de euros

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.