Humidifique o ambiente
Torna mais difícil que os vírus permaneçam no ar. Mas não exagere, pois muita humidade pode favorecer o aparecimento de fungos.
Durma bem
Não dormir o suficiente, assim como ter um sono de má qualidade, pode afetar o sistema imunológico. As citocinas, proteínas libertadas durante o sono, desempenham um papel importante na capacidade do corpo de combater infeções.
Hidrate-se
Beber muita água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e mantém o muco do trato respiratório mais fluído.
Adote uma alimentação equilibrada
Manter uma dieta saudável e equilibrada, rica em alimentos integrais, frutas e vegetais frescos, nozes e sementes é importante para um sistema imunológico saudável durante todo o ano.
Pratique atividades físicas
Exercícios leves e regulares são bons tanto para o sistema imunológico e para a saúde mental. Atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo fazendo com que os glóbulos brancos circularem melhor pelo corpo.
Passe tempo ao ar livre
Ficar confinado pode ajudar à transmissão de vírus, principalmente os respiratórios. Apanhe ar fresco e reabasteça a reserva de vitamina D com o sol, mesmo que seja na varanda ou no quintal.
Gira o stress
O estado de espírito pode afetar a saúde do corpo, inclusive a mental.
Evite bebidas alcoólicas e fumar
Fumar pode deprimir o sistema imunológico ao suprimir os anticorpos criados pelo corpo para combater o vírus da gripe. Beber mais do que o limite diário recomendado de álcool pode levar ao aumento de peso, e também prejudica a imunidade.