A assadura na virilha indica uma dermatite friccional. Ocorre devido ao atrito repetitivo entre agentes externos e a pele, provocando lesões. Essa região íntima fica em constante contato com a roupa, sem espaço para respirar, por isso está exposta às principais causas das assaduras:
- Excesso de humidade na região: após urinar, praticar exercício físico, tomar banho ou nadar, é preciso secar muito bem as virilhas. A humidade favorece o aparecimento da assadura, principalmente se houver muitos pelos na região.
- Roupas íntimas inadequadas: não adianta usar uma lingerie bonita se ela não oferece conforto e respirabilidade. Muitos materiais sintéticos retêm humidade, aumentando as possibilidades de assaduras e proliferação de fungos.
- Atrito constante da pele: uma causa muito frequente entre as pessoas atletas, pois a virilha entra em contato repetitivo com outras partes do corpo, desgastando a camada superficial da pele.
- Sudorese aumentada: pessoas com sudorese excessiva (a pele está sempre molhada e enrugada), principalmente se for focal na virilha, têm mais propensão a enfrentar assaduras na região.
- Depilação: após depilar a região da virilha, a pele fica ainda mais sensível, consequentemente está suscetível às assaduras. Tanto a lâmina quanto a cera e outros métodos causam irritações.
- Absorventes e fraldas adultas: assim como nos bebês, o uso de fraldas adultas ou absorventes favorecem o acumular de humidade na região, causando assaduras. Nos dias de calor excessivo, a troca pede ainda mais atenção.
Sinais:
- Ardor
- Comichão
- Sensação de queimar
- Vermelhidão
- Dor local
- Feridas
Como tratar:
- Manter a pele seca e ventilada: lave muito bem a região com sabonete neutro. Seque com uma toalha limpa, sem deixar resíduos de humidade nas dobrinhas.
- Use talco: o talco ajuda a manter a virilha seca durante mais tempo. Também atua no alívio do desconforto causado pela assadura. Pode ser tanto o talco em pó quanto o líquido.
- Passe cremes com óxido de zinco: cremes com óxido de zinco reforçam a barreira protetora da pele.
- Use roupas íntimas de algodão: deixam a região mais ventilada, minimizando o acumular de humidade. Nos dias quentes e após praticar atividade física, não demore muito tempo para trocar de roupa.
- Evite produtos agressivos: sabonetes e loções perfumadas, muitas vezes, contém substâncias agressivas, que irritam ainda mais a pele já sensível. Evite-os