Este ano a Sociedade Internacional de Nefrologia escolheu como mote: “Saúde renal para todos – promoção do acesso equitativo aos melhores cuidados e tratamentos”.
«Queremos sensibilizar para a importância de garantir o acesso equitativo aos cuidados e tratamentos a todos os que vivem com doença renal, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e a reduzir a progressão da doença», refere a Sociedade Internacional de Nefrologia .
«Avanços terapêuticos recentes têm demostrado sucesso significativo no atraso da progressão da doença renal crónica, permitindo também reduzir as complicações associadas», acrescenta em comunicado, «infelizmente, nem todos têm igual acesso a estes cuidados e tratamentos»
Para a Sociedade Internacional de Nefrologia, «este é o momento de agir, mudar o foco para a melhoria das capacidades, aumentar a sensibilização e garantir o acesso equitativo aos melhores cuidados e tratamentos para todos».
Na perspetiva da Sociedade Internacional de Nefrologia, «esta abordagem deve envolver múltiplos níveis, incluindo as políticas de saúde, os sistemas de saúde, os profissionais, os doentes e as suas famílias».