Partilhar

Associação procura voluntários para apoiar famílias carenciadas com animais

Pode ser a sua oportunidade de fazer a diferença.

23 Outubro 2023
Forever Young

A Animalife recebeu mais de quatro mil pedidos de ajuda no primeiro semestre do ano e está à procura de voluntários para tarefas como passear animais de estimação de pessoas carenciadas ou ser “família de acolhimento temporária”, avança a Lusa.

A associação Animalife não tem um albergue nem animais a cargo, mas luta diariamente contra o abandono, mantendo ativas várias iniciativas que vão desde tratamentos médicos-veterinários gratuitos, entrega de ração a famílias carenciadas ou simplesmente passear os animais cujos donos têm dificuldades de mobilidade.

À Lusa, o presidente associação, Rodrigo Livreiro, salientou que estas ações dependem muito do trabalho dos voluntários, que se podem candidatar a qualquer tarefa. As “candidaturas” estão sempre abertas, até porque quanto maior for a equipa mais ajuda poderão dar.

Criada em 2011, a associação apoia atualmente mais de 700 famílias e cerca de 1500 animais. Além da cidade de Lisboa, onde está a maioria dos beneficiários, existem outros centros de atendimento em cidades como Oeiras, Sintra, Seixal, Porto, Póvoa de Varzim ou Amadora.

“Estamos sempre disponíveis para receber voluntários nas tarefas diárias. Como temos um conjunto de pessoas que tem dificuldades de mobilidade, precisamos muito de voluntários para passeios, para transporte de animais ou para alojamento temporário, que acaba por ser fundamental para dar uma resposta adequada a estas famílias”, explicou à Lusa Rodrigo Livreiro.

A associação precisa de aumentar a sua equipa para garantir também o sucesso de ações como a campanha nacional de recolha de bens alimentares para animais, que acontecem em grandes supermercados, acrescentou.

“É uma oportunidade única que nós temos de pedir aos portugueses para contribuírem. Obviamente que precisamos durante todo o ano das pessoas, não só para fazer voluntariado na Animalife, mas nas associações zoófilas, que diariamente lutam porque tem dificuldades em manter os animais que têm cargo”, acrescentou.

Desde o início do ano, os pedidos de ajuda dispararam, contou Rodrigo Livreiro: “Nos primeiros seis meses recebemos mais de quatro mil”, sendo muitos dos casos para tratar da identificação eletrónica nos gatos, que passou a ser obrigatória, mas também para conseguir comida ou consultas veterinárias.

A Animalife conta com assistentes sociais e veterinários. ​​​​​​​Durante este ano, foram realizados 1.094 atendimentos sociais e 756 atendimentos profiláticos a nível nacional, contou o presidente da associação.

À Lusa, a veterinária Rute Porém revelou que começa por tratar dos atos exigidos por lei, como o plano de vacinação dos animais, mas, muitas vezes, acaba por tratar de outras patologias. No dia em que a Lusa acompanhou a veterinária nas consultas à população carenciada da freguesia de Marvila, surgiram várias situações, como um gato com problemas intestinais ou um cão com problemas de pele.

No seu consultório improvisado, por vezes, a veterinária consegue dar resposta no momento, mas existem casos sem solução no imediato.

Rute lançou por isso também um apelo a quem tem animais, para que entreguem os medicamentos que estão dentro do prazo e qu os seus animais já não estão a usar.

À associação chegam doações de medicamentos, mas faltam sempre “suplementações de pele e suplementações articulares”, contou a veterinária.

“Temos muitos cães idosos com artroses que realmente precisam dessa suplementação é, às vezes, também com alguns problemas gastrintestinais e renais”, acrescentou, explicando que estas são patologias normais de uma população animal envelhecida.

“Nós não temos orçamento muitas vezes para conseguir adquirir os medicamentos necessários para aquele animal e o que tentamos aqui fazer, às vezes, é alguma parceria para que os medicamentos consigam realmente chegar e dar uma melhor qualidade de vida”, contou.

 

Mais Recentes

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 4 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 5 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 5 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 5 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 6 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 6 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 6 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 7 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 7 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 8 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 8 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 9 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 9 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 10 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 10 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 10 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 11 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 11 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 11 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.