<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Broncoespasmo: saiba mais sobre o acontecimento que tem levado ao «agravamento repentino» do quadro respiratório do Papa Francisco

5 Março 2025
Forever Young

Leva a sessões de fisioterapia respiratória.

Uma crise isolada de broncoespasmo, que é uma dificuldade aguda de respirar que provoca um episódio de vómito com inalação. Os médicos dão o nome de aspiração do vómito de broncoaspiração.

O broncoespasmo é uma contração involuntária e excessiva dos músculos que envolvem os brônquios. Essa contratura pode ser desencadeada por inalação de alguma substância, por exposição a alguma outra substância e por razões emocionais, entre outras causas. Os brônquios são as vias aéreas que levam o ar aos pulmões. A contração pode causar o estreitamento dessas vias, dificultando a passagem de ar e levando a sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e sensação de aperto no tórax.

A broncoaspiração é a entrada de conteúdo gástrico (como alimentos, líquidos ou vómito) ou secreções da boca e nariz nas vias respiratórias, atingindo os pulmões. No caso do quadro de Francisco, o quadro ocorreu quando teve um episódio de vómito seguido de inalação. Broncoaspiração também é o nome de uma manobra médica, que consiste na remoção do material aspirado das vias aéreas através de um dispositivo de sucção.

A ventilação não invasiva é um método de suporte respiratório que ajuda a respiração sem a necessidade de intubação traqueal (ou seja, sem a inserção de um tubo na traqueia). É realizada através de máscaras que cobrem o nariz, a boca ou ambos, ligadas a um aparelho que fornece pressão positiva para facilitar a entrada de ar nos pulmões.

O termo “prognóstico reservado” é comum no meio médico e indica que não é possível prever as possibilidades de recuperação de um doente.