Partilhar

Cancro da mama, colorretal e do fígado aumentam em pessoas mais jovens

O especialista Rui Tato Marinho alertou hoje para o aumento de casos de cancro da mama, colorretal e do fígado em pessoas mais jovens, apontando a obesidade e o consumo exagerado de álcool e carnes vermelhas como causas para este problema.

4 Novembro 2024
Forever Young com Lusa

“Os cancros têm aumentado em pessoas mais jovens, mas a nossa preocupação principal é o aumento do cancro da mama em mulheres com 30 e tal, 40 anos, e do cancro do cólon e do intestino grosso também em pessoas com 40 anos”, disse o diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais.

Segundo o gastrenterologista, o cancro do fígado também tem mostrado um crescimento entre a população mais jovem, o que leva a um apelo para a realização de rastreios precoces.

Atualmente, recomenda-se que os portugueses com 50 ou mais anos realizem o rastreio do cancro colorretal (pesquisa de sangue oculto nas fezes ou colonoscopia), mas os especialistas começam a recomendar que se realize aos 45 anos, disse Tato Marinho, que falava à Lusa a propósito da conferência “Rastreios e Prevenção: Inovar em Saúde Pública”, organizada pela Associação Nacional de Farmácias, que se realiza na terça-feira, em Lisboa.

O especialista aponta várias explicações para o aumento deste cancro em idades mais jovens, como a obesidade, “um problema gravíssimo de saúde pública”.

“Apesar de várias campanhas, a população está cada vez mais obesa”, disse, alertando que a obesidade “aumenta o risco de cancro não só do cólon, do fígado, mas também da mama”.

O consumo excessivo de álcool e uma dieta rica em carne vermelha também têm sido identificados como fatores de risco.

“Nós somos dos países do mundo onde se consome mais álcool por cabeça e começa-se a consumir muito cedo. Isso também é um fator de risco para o cancro da mama e do cólon”, avisou o também diretor clínico da Unidade Local de Saúde Santa Maria, em Lisboa.

Enfatizou que muitos jovens não têm consciência dos riscos associados aos seus comportamentos e estilo de vida, defendendo, por isso, que as campanhas de sensibilização deviam começar no ensino básico.

Defendeu igualmente atividades na escola que promovam o exercício físico e uma alimentação saudável, criando uma base para um estilo de vida que previna doenças futuras.

“Um jovem que tem excesso de peso, que fuma, bebe, vai viver menos 20 ou 30 anos, porque o risco de ter cancro do pulmão, do fígado ou do cólon é mais elevado”, elucidou.

As doenças oncológicas são a segunda causa de mortalidade em Portugal, onde a cada ano são detetados mais de 7.000 casos de cancro colorretal, registando uma taxa de mortalidade superior à média da UE, cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama e cerca de 1.400 novos casos de cancro do fígado.

Questionado sobre a situação das hepatites B e C, o especialista afirmou que estão “mais ou menos controladas”, realçando que Portugal é dos melhores países do mundo na aplicação da vacina da hepatite B quando o bebé nasce.

“Só metade dos países do mundo fazem isto, que é das medidas mais eficazes para evitar a hepatite B”, enalteceu.

Para a hepatite C, o tratamento é gratuito em Portugal e cura quase 100% dos casos, assinalou, destacando, contudo, a importância de se realizarem cada vez mais rastreios para detetar a doença precocemente.

“Temos uma forte imigração (…). Nem todos tiveram acesso, como nós, aos melhores cuidados de saúde. Estão cá para sobreviver, para ajudar Portugal e precisamos muito deles, mas muitos vêm de países em que não se faz a vacina de hepatite B à nascença ou não tem disponível o tratamento da hepatite C”, referiu.

Portanto, concluiu Tato Marinho, “é uma história inacabada” e daí a necessidade de cada vez mais testes e “as farmácias que são ofertas de saúde de proximidade, com pessoas esclarecidas, podem ser um instrumento fantástico para detetar mais pessoas” nos rastreios.

HN // ZO

Lusa/Fim

 

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 13 horas

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 13 horas

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 14 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 14 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 15 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 15 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 16 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 17 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 17 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 17 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 17 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 18 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 18 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 19 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 19 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 19 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 20 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 21 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 21 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.