Cancro da Próstata. Este são os sintomas que não deve ignorar

O acompanhamento médico é de grande importância em qualquer altura, mas é fundamental para despistar esta que numa fase inicial pode ser assintomática.

Considerado um verdadeiro “terror” para os homens, a verdade é que sobretudo após os 50 anos este pode tornar-se num problema que necessita de acompanhamento constante. De forma geral este é um tipo de cancro que se desenvolve lentamente, pelo que a sua deteção numa fase inicial pode ser mais difícil.

Saber reconhecer os sintomas e agendar exames regulares deverá assim ser considerado uma obrigação para toda a população masculina a partir de uma certa idade. Infelizmente existe ainda algum desconhecimento sobre o tema e confusão relativamente aos sinais mais precoces.

[Leia também: Café pode reduzir risco de cancro da próstata]

Habitualmente os sintomas do cancro da próstata só se tornam mais evidentes numa fase mais avançada doença. É aqui que os exames regulares ao sangue e toque retal, poderão ser determinantes para um diagnóstico antecipado.

Eis 10 dos sintomas a que deve estar mais atento. Sendo certo que existem outro tipo de problemas na próstata – como a prostatite ou hipertrofia – que podem partilhar alguns destes sintomas, deve consultar um urologista capaz de despistar corretamente a situação.

 

  1. Dificuldade para começar a urinar
  2. Jacto de urina muito fraco
  3. Vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite
  4. Sensação de bexiga cheia após ter urinado
  5. Presença de gotas de urina na roupa interior
  6. Impotência ou dificuldade para manter uma ereção
  7. Dor ao ejacular ou urinar
  8. Presença de sangue no sêmen
  9. Vontade repentina de urinar
  10. Dor na região dos testículos ou perto do ânus

 

 

[Leia também: Cancro. Estes são os 5 mitos que deve (mesmo) esquecer]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...