Partilhar

Cardiologista João Borges Rosa Vence Prémio de Investigação Clínica

Estudo piloto pretende avaliar a fibrose miocárdica em dois grupos de doentes com insuficiência cardíaca

7 Fevereiro 2025
Sandra M. Pinto

O cardiologista João Borges Rosa foi distinguido com o Prémio de Investigação Clínica da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), um galardão atribuído em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Este reconhecimento destaca a excelência da investigação realizada pelo Dr. João Borges Rosa na área da imagem molecular aplicada à fibrose miocárdica. A atribuição deste prémio sublinha a importância da investigação na inovação clínica e no desenvolvimento de novas estratégias para melhorar o diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca.

O projeto premiado, intitulado Imagem molecular de fibrose miocárdica: estudo piloto com 68Ga-FAPI PET/CT em doentes com insuficiência cardíaca, explora uma abordagem inovadora para a deteção precoce e monitorização da fibrose miocárdica, um fator-chave na progressão da insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma patologia de prevalência e incidência crescentes, com morbimortalidade significativa e elevado impacto económico nos sistemas de saúde, apesar dos avanços terapêuticos das últimas décadas. A fibrose miocárdica é uma etapa final comum a diferentes patologias que causam insuficiência cardíaca, pelo que a fibrose miocárdica é um alvo terapêutico apetecível, necessitando de exames não invasivos que permitam a sua deteção, monitorização e melhor compreensão. Estudos recentes demonstraram que a identificação de fibrose miocárdica através da realização de um exame de imagem não invasivo, a PET/CT (tomografia de emissão de positrões/tomografia computorizada) com o radiofármaco 68Ga-FAPI (inibidores da proteína de ativação de fibroblastos marcado com galio-68), poderá ser mais específica e identificar fibrose miocárdica mais precocemente, em relação aos achados sugestivos de fibrose miocárdica detetados por ressonância magnética cardíaca (RMC).

O objetivo primário deste estudo piloto, observacional, prospetivo e de centro único, consiste na avaliação da fibrose miocárdica em dois grupos de doentes com insuficiência cardíaca (fração de ejeção reduzida e fração de ejeção preservada), através de 68Ga-FAPI PET/CT, comparando a captação deste radiofármaco com as alterações na RMC. Como objetivos secundários, pretende correlacionar a carga de fibrose miocárdica com marcadores séricos de doença cardíaca e com eventos cardiovasculares.

Sobre o Prémio de Investigação Clínica SRCOM – O Prémio de Investigação Clínica da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos visa reconhecer e incentivar projetos de investigação que contribuam para o avanço do conhecimento médico e para a melhoria da prática clínica. Com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, esta distinção reforça o compromisso com a excelência científica e a inovação na área da saúde.

Mais Recentes

Diga adeus às notas de euro: 4 vão mudar completamente o design

há 15 minutos

Endometriose: associação apela «à reposição da verdade e informação correta sobre comparticipação de medicamentos»

há 28 minutos

Nem laranja nem abacate: esta é a fruta de fevereiro com maior poder antioxidante

há 38 minutos

Roupa, guardanapo ou nada: conheça a melhor forma de limpar as latas antes de beber

há 48 minutos

Novos estudos dão a “machadada” final no café com leite: «não é uma opção saudável», alertam especialistas

há 1 hora

«É por isto que nunca deve fritar os ovos na frigideira», alertam os especialistas

há 1 hora

Detete o cancro precocemente: as unhas podem dar os primeiros sinais, fique atento

há 2 horas

Casamento de Kate Middleton e príncipe William: após o cancro, como está a relação do casal?

há 2 horas

Eleita ‘mulher perfeita’ pela Playboy, modelo usa veneno de abelha no rosto

há 2 horas

Cardiologista João Borges Rosa Vence Prémio de Investigação Clínica

há 3 horas

Viajar rejuvenesce: a ciência confirma e os viajantes provam-no

há 3 horas

Se é daqueles que gosta de dormir mais ao fim-de-semana, saiba como isso o vai ajudar nos dias de trabalho

há 3 horas

«São precisas mais campanhas de sensibilização para os problemas da visão», Pedro Menéres, oftalmologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia

há 3 horas

Nunca deixe a porta do forno aberta após usá-lo: esta é a razão

há 4 horas

Está a chegar a hora de se ir deitar: perca 5 minutos e nunca se esqueça de retirar a maquilhagem

há 15 horas

Menopausa: 10 perguntas para fazer ao ginecologista numa próxima consulta

há 17 horas

Noz-moscada: benefícios desta especiaria para a saúde

há 18 horas

Está quase a chegar a hora do jantar: se come antes ou depois das 20h saiba que pode estar a influenciar a sua longevidade

há 18 horas

Esqueça as air fryers, os fornos e os microondas: esta opção «é melhor e custa menos de 60 euros»

há 18 horas

Tabaco matará mais de oito milhões de pessoas por ano até 2030

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.