De acordo com os especialistas o açafrão possui propriedades benéficas capazes de fortalecer o sistema imunológico e de aumentar a energia corporal. Mas há mais:
- Reduz a inflamação no organismo: o açafrão aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo.
- Protege o coração: ele evita o acumular de colesterol mau, assim, protege o coração e evita que se tenha um ataque cardíaco. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.
- Diminui o risco de cancro: os estudos sobre esse assunto ainda são iniciais, porém relevantes. Um estudo realizado com voluntários, com predisposição à doença, revelou que a curcumina pode, sim, evitar o desenvolvimento da mesma.
- Evita o envelhecimento precoce: as propriedades encontradas no açafrão são atribuídas, principalmente, aos carotenóides: crocina e Safranal. Possuem propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.
- Previne a diabetes: um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta durante nove meses. Após esse período, foi observada uma queda nos níveis de glicose/açúcar circulante no sangue.
- Auxilia no emagrecimento: se quer perder uns quilos, o chá de açafrão pode ajudar nesse processo. Graças ao seu poder antioxidante, a curcumina limpa as toxinas responsáveis pela inflamação do organismo causando o sobrepeso.
- Auxilia na prevenção e combate a gripes e constipações: na sua composição, o açafrão é rico em vitaminas e minerais, como a vitamina C, B12, ferro, cálcio, manganês e fibras solúveis. Ainda, apresenta ação analgésica, antisséptica e antibacteriana. Ajudando o organismo a ficar mais forte e combater agentes agressores responsáveis pelo vírus da gripe e bactérias causadoras de doenças.
NOTA: Mesmo com inúmeros benefícios, é preciso tomá-lo com moderação. Siga as instruções de um profissional.
Chá de açafrão simples
Pode ser feito com o açafrão em pó ou a versão com raiz. Na quantidade de aproximadamente 1 colher de chá, ele será fervido numa panela com água. O processo de finalização varia conforme a versão escolhida, mas ambos são muito fáceis.
Chá de açafrão com limão
A acidez do limão vai trazer um toque especial ao sabor do seu chá. Vai precisar de água a ferver e pó de açafrão. Serão misturados num recipiente e devem ficar abafados durante, no mínimo, 5 minutos.
Chá de açafrão com gengibre e mel
O açafrão ralado será misturado com gengibre ralado. Irão soltar um líquido que, com a água a ferver , será chá. Para dar um toque doce, pode acrescentar mel orgânico.