«As proteínas podem ser de origem animal, como carne, peixe e ovos, ou vegetais, como nozes ou legumes. De entre todos os alimentos, as amêndoas destacam-se por fornecerem uma quantidade significativa de proteínas».
«100 gramas de amêndoas contêm 21 gramas de proteína , uma porção maior que os ovos (13 g). Possuem um importante valor nutricional porque, além de proteínas, são fonte de ácidos gordos monoinsaturados, ácidos gordos insaturados, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, potássio, vitamina E, riboflavina, tiamina, niacina e folatos», avançam os especialistas.
Esta lma longa lista de nutrientes essenciais, fazem delas um superalimento perfeito para quem quer perder peso . Segundo a Europa Press, um estudo da Universidade do Sul da Austrália, publicado na revista científica European Journal of Nutrition , revelou que ingerir amêndoas entre as refeições principais pode ajudar a reduzir o número de quilojoules consumidos por dia.
Os participantes no estudo receberam entre 30-50 gramas de amêndoas, tendo a pesquisa revelado que eles reduziram a ingestão de energia em 300 quilojoules na refeição seguinte. Os cientistas concluíram que esta fruta seca era capaz de controlar o apetite, devido às suas propriedades saciantes, as quais podem derivar do seu elevado teor de proteínas, fibras e ácidos gordos.
As amêndoas são fonte de vitamina E , riboflavina, tiamina, niacina e folatos. Uma porção de 25 g de amêndoas sem casca fornece 42% da ingestão diária recomendada de vitamina E para a população estudada.