A melhor alternativa parece ser transportar uma garrafa reutilizável. Mas esses recipientes podem tornar-se num reservatório de bactérias e fungos quando não são limpos adequadamente; e podem ser um risco para a saúde.
Tal foi assegurado por uma série de estudos, publicados recentemente, que observaram o acumular de microrganismos em garrafas de água reutilizáveis. Um deles, realizado pela Associação Internacional para Proteção de Alimentos (IAFP), recolheu 90 garrafas de estudantes universitários dos Estados Unidos e constatou que 70% dos recipientes ultrapassaram o limite recomendado de colónias de microrganismos para água potável em alguns países.
Normalmente, as bactérias que tendem a acumular-se neste tipo de frascos são os coliformes, que se encontram no trato gastrointestinal. Um estudo publicado em 2014 apoia esta afirmação. Os cientistas descobriram que amostras de água engarrafada em recipientes reutilizáveis continham bactérias comuns produtoras de toxinas, como Escherichia coli e Staphylococcus aureus . Também alguns bolores como o Aspergillus – que geralmente aparecem como manchas brancas ou amarelas – e o Penicillium , que aparecem em tons azuis ou verdes.
Mais recentemente, um relatório da empresa americana WaterFilterGuru descobriu que algumas garrafas de água reutilizáveis tinham 40 mil vezes mais bactérias do que uma sanita e cinco vezes mais do que um rato de computador.
O tipo de garrafa também influencia. Estudos indicam que o material mais higiénico em termos de resíduos orgânicos é o vidro, enquanto o plástico (duro e macio) e o metal são mais suscetíveis.
Como limpar as garrafas?
O estudo da IAFP descobriu que 16% dos utilizadores nunca limparam as garrafas. O recomendado é trocar a água todos os dias, lavar o recipiente com detergente e, após um determinado período de tempo, desinfetá-lo com água e uma gota de lixívia para evitar a formação de biofilmes. Se for um recipiente que possa ser lavado na máquina de lavar louça, o ideal seria desinfetá-lo com frequência. Outra opção é mergulhar a garrafa por meia hora em partes iguais de água e vinagre, adicionando até bicarbonato de sódio para criar efervescência e limpar mais profundamente . É importante remover todas as partes removíveis da garrafa – canudos, válvulas – onde o mofo é comum e deixar o recipiente secar antes de usá-lo novamente.