Para além do frio, é mais comum ter hábitos alimentares inadequados e comportamentos menos saudáveis, como não praticar exercício físico e dormir menos horas do que o corpo necessita, refere a Advancis.
«Mais do que nunca, torna-se fundamental perceber se é possível fortalecer o sistema imunitário e, assim, evitar doenças ou até mesmo ter uma recuperação mais rápida. Ao cuidar do bem-estar físico é possível promover um envelhecimento saudável, melhorar a qualidade de vida e otimizar o processo de envelhecimento. Todos estes fatores permitem aumentar a longevidade e encontrar um equilíbrio entre a mesma e a saúde e, consequentemente, viver-se melhor e durante mais tempo», afirmam os especialistas.
Uma alimentação rica em vitaminas e minerais é fundamental para regular a resposta imunitária. Alimentos como legumes e frutas, são necessários para ajudar no combate de doenças.
Um dos mitos da saúde é a crença de que a hidratação só é necessária em períodos de calor intenso. Na realidade, a manutenção de uma hidratação adequada ao longo do dia é fundamental, inclusive durante o inverno, para o funcionamento normal do organismo. Assim, recomenda-se beber, no mínimo, dois litros de água ou outros líquidos como o chá verde, que é rico em antioxidantes.
Para ajudar a lidar com o stress, a prática de exercício físico regular, pelos menos 30 minutos diários, pode ser um aliado importante. Estudos demonstram que a atividade física de intensidade leve a moderada é capaz de fortalecer o sistema imunitário e auxiliar na redução de infeções virais.
Outros hábitos a incluir num estilo de vida saudável é evitar o consumo de tabaco e de álcool, garantir o descanso adequado e, sempre que possível, obter uma exposição controlada ao sol para a síntese de vitamina D, tomando os devidos cuidados com a exposição solar.
Para além de todas estas dicas, «a toma de suplementos alimentares pode ser o cúmplice perfeito para o reforço do sistema imunitário», concluem.