10 dicas para descomplicar o seu trabalho e torná-lo mais produtivo com o Gmail

Descubra-as aqui.

1. Organize sua caixa de entrada
Por padrão, a caixa de entrada do Gmail fica organizada por categorias. Mas também é possível ordenar os e-mails que chegam por ordem de importância, mensagens não lidas ou marcadas com estrela.

Para alterar essa configuração, clique na seta para baixo ao lado de “caixa de entrada”, no canto esquerdo superior do ecrã. Lá, estão descritos cada um dos tipos possíveis de caixa de entrada. Basta escolher a que mais se encaixa no seu perfil e selecionar.

2. Escolha que caixas de entrada serão mostradas
Outro recurso relacionado com a organização da caixa de entrada é a variedade de abas que serão mostradas na página principal. É possível mostrar só a principal , como também dá para mostrar atualizações e promoções , por exemplo.

Para escolher que categorias ficam na página principal do seu Gmail , vá a configurações e depois clique em “caixa de entrada”. Na seção “categorias”, selecione aquelas que deseja que apareçam na página principal. Depois, clique em “salvar alterações”, no final da página.

3. Aprenda a apagar e-mails em massa
Às vezes, o Gmail fica cheio de mensagens, o que acaba por limitar os recursos do serviço. Se quer apagar todos os seus e-mails , saiba que há uma maneira de fazer isso sem ser selecionando página por página.

Ao selecionar todas as mensagens de uma página (no quadrado vazio no canto superior esquerdo), aparecerá um aviso a perguntar se deseja selecionar todos os e-mails existentes. Ao clicar no texto, todas as mensagens ficam marcadas, sendo possível apagar tudo de uma vez. Esta dica também vale para outras funcionalidades, como marcar todos os e-mails como lidos ou remover a marcação de importante.

4. Saiba se um e-mail foi enviado unicamente para si
Se usa listas de e-mail , talvez seja interessante saber, antes mesmo de abrir, se uma mensagem recebida foi enviada diretamente para si ou para uma lista da qual você faz parte. Os indicadores de nível pessoal fazem justamente isso, marcando com duas setas (>>) os e-mails enviados diretamente para si.

Para ativar a funcionalidade, vá a configurações e, em “geral”, encontre a seção “Indicadores de nível pessoal”. Selecione “exibir marcadores”. Lembre-se de salvar as alterações no final da página.

5. Pare de receber e-mails indesejados
O Gmail possui uma ferramenta para cancelar a inscrição de determinados remetentes, tirando da caixa de entrada as mensagens que vierem dele.

Para isso, abra um e-mail enviado pelo remetente em questão, clique na seta para baixo ao lado de “para mim”, vá a “cancelar a inscrição para esse remetente” e confirme.

6. Utilize os marcadores
Para marcar um e-mail, basta selecioná-lo e clicar no ícone de marcadores, na parte superior do ecrã. Ali é possível escolher um marcador já existente ou clicar em “criar um novo”. Para gerir e organizar todos os rótulos criados, vá a “configurações” e, depois, a “marcadores”.

7. Use várias estrelas
Para novas cores e ícones, vá a “configurações”, depois a “geral” e desça até à seção “estrelas”. Aí é possível arrastar ícones da linha de baixo para a linha de cima, habilitando-os para uso. Depois de escolher as cores e formatos, clique em “salvar alterações”, no final da página.

8. Aprenda a cancelar e-mails
Sempre que envia uma mensagem, um aviso no canto esquerdo inferior da tela mostra a opção “desfazer”. Se clicar aí o envio do e-mail é cancelado.

9. Ative a escrita inteligente
Para aceitar a sugestão dada pela inteligência artificial , é só apertar a tecla “tab”.

10. Receba notificações na área de trabalho
Se gosta de ser notificado dos e-mails importantes na área de trabalho, o Gmail tem um recurso que realiza essa função. É possível ativar a ferramenta para receber avisos de todos os e-mails que chegarem ou apenas dos mais relevantes.

Para isso, basta ir a configurações e, em “geral”, selecionar a função que mais se encaixa no seu perfil na seção “notificações na área de trabalho” e salvar as alterações.

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