Como ser um melhor líder durante a pandemia?

Esta é uma nova realidade que exige uma capacidade diferente de lidar com as adversidades.

Nunca tínhamos assistido a algo assim. A crise humanitária e económica provocada pela pandemia transformou as nossas vidas. Um pouco por todo o “globo” as populações, os governos e as empresas estão a ter que se reorganizar e ajustar a uma realidade nova e diferente.

Ninguém podia estar preparado para este momento. Vai demorar algum tempo até percebermos exatamente como será o futuro e como nos devemos adaptar. Estamos todos um pouco ansiosos e assustados.

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Nestes momentos é essencial que os líderes sejam capazes de motivar e apoiar as suas equipas. Em tempos de crise é necessário que os mais responsáveis enfrentem as adversidades com confiança e sensibilidade. Algumas ferramentas são essenciais para garantir que ajuda e motiva as suas equipas ou famílias.

Conheça algumas das sugestões do conhecido escritor e terapeuta Barton Goldsmith, publicadas no portal Psychology Today.

 

  1. Esteja disponível

Continue disponível para os seus familiares ou para a sua equipa. Por vezes basta que se mantenha “visível”, que esteja presente. Isto irá transmitir uma sensação de confiança. Mostrando que ninguém está sozinho e que todos devemos estar prontos a ajudar. Ser flexível e adaptável são skills essenciais em tempos de crise. Conseguir manter-se presente e disponível deverá continuar a ser uma prioridade, independentemente das circunstâncias.

  1. Saber ouvir

É fácil cairmos na armadilha de ouvir o que os outros dizem sem estarmos de facto atentos e interessados em compreender o que dizem. Mais do que as palavras é importante que consiga “ouvir” aquilo que não está a ser dito. Conseguir “ler” as outras pessoas. Perceber os seus sentimentos e intenções.

  1. Ajustar a pressão

A pressão faz parte da vida e do nosso trabalho. Saber como lidar eficazmente com ela é fulcral. Primeiro deve saber identificar quando está sob pressão. Aceite-a e comece a perceber como poderá responder. A pressão pode ser positiva, ajuda-nos a sentir vivo e produtivos. No entanto não pode deixar que a pressão gere uma quantidade de stress difícil de dominar. Apesar de todas estas questões deverá ser capaz de, num momento como este, explicar os desafios de uma forma clara à sua equipa e ao mesmo tempo partilhar uma visão de futuro a que todos se possam “agarrar”.

  1. Confie nos outros

Ninguém tem as respostas para todos os problemas. É importante que nos momentos mais desafiantes seja capaz de se apoiar no conhecimento dos outros e procurar informação que o possa ajudar a decidir. Quanto mais se esforçar para procurar soluções, mais estará a fortalecer as suas capacidades. Para além dos seus colaboradores de confiança poderá solicitar o contributo de especialistas ou até de terapeutas que sejam capazes de trazer novas perspetivas.

 

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