<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Como seremos daqui a 1 milhão de anos? Inteligência artificial cria imagem inquietante do ser humano

Já alguma vez se questionou sobre como poderá ser o aspeto físico dos seres humanos no futuro longínquo? Uma nova projeção criada com recurso à inteligência artificial oferece uma resposta… e não é propriamente reconfortante.

A imagem, desenvolvida pelo sistema de IA ChatGPT, apresenta uma versão especulativa de como poderemos parecer daqui a um milhão de anos — e o resultado está a dar que falar. Com traços ampliados, olhos desproporcionais e uma aparência quase alienígena, o retrato propõe uma combinação de biologia evolutiva, avanços tecnológicos e mudanças ambientais.

Segundo a própria IA, a imagem é “um exercício de pensamento”, criado com base em teorias científicas atuais e tendências futuras, num cruzamento entre ficção científica e dados reais.

Uma das previsões mais marcantes é o aumento do volume craniano, sinal de um possível desenvolvimento contínuo do cérebro humano. A IA justifica esta alteração com o facto de a resolução de problemas complexos, auxiliada por tecnologias como a própria inteligência artificial, poder continuar a estimular a evolução cerebral.

Em contrapartida, os rostos e maxilares tenderão a diminuir de tamanho, acompanhando a transformação dos nossos hábitos alimentares, cada vez mais baseados em alimentos processados, que exigem menos esforço de mastigação — uma tendência que já se observa atualmente.

Os olhos são outro ponto de destaque na projeção. De acordo com o modelo gerado, os humanos do futuro poderão ter olhos significativamente maiores, uma adaptação a ambientes com pouca luz, como habitações interiores ou colónias espaciais.

Com a automação a substituir grande parte das tarefas físicas, é possível que os corpos humanos se tornem mais esguios e energeticamente eficientes, com menos massa muscular e uma constituição física mais delicada.

A perda de cabelo generalizada é outra característica possível, atribuída ao uso contínuo de tecnologias de controlo climático e às preferências estéticas em constante mudança. A modificação genética, cada vez mais acessível, também poderá permitir ajustes estéticos ou funcionais, conduzindo a aparências mais uniformes ou “idealizadas”.

A cor da pele poderá tornar-se mais homogénea, à medida que a globalização e os ambientes controlados artificialmente esbatem as variações regionais. O mesmo poderá acontecer com o formato do nariz ou do pescoço, influenciados por mudanças no clima e nos ambientes habitacionais.

Apesar das teorias curiosas, a própria IA admite que tudo isto depende de um detalhe essencial: a sobrevivência da espécie humana. Num cenário onde robôs descontrolados, alterações climáticas extremas, asteroides ou outras ameaças acabem por nos ultrapassar, esta evolução poderá nunca concretizar-se.

Ainda assim, estas projeções funcionam como um alerta e um convite à reflexão: quem queremos ser e como queremos viver no futuro? A resposta pode estar, em parte, nas escolhas que fazemos hoje.

 

 

Image Credit: ChatGPT

Mais Recentes

Sabores tradicionais e vista privilegiada para o maior fogo de artifício do Norte: não vai conseguir resistir  

há 2 horas

Opinião: «Influencers e apostas online, quando o entretenimento vende ilusão», Cristina Judas, educadora financeira

há 2 horas

Adeus às instruções em papel: o futuro dos medicamentos está a mudar e pode ser para melhor

há 2 horas

Viver Bem aos 50+: Os segredos de Jennifer Lopez e Gwyneth Paltrow para a saúde e felicidade

há 2 horas

Amigo de Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos e Mark Zuckerberg e torna-se a segunda pessoa mais rica do mundo

há 2 horas

Santos Populares continuam no Hotel Real Palácio com “Santos Sábados”

há 3 horas

Deus existe? A resposta simples e polémica de Stephen Hawking

há 3 horas

Cénica Porto Hotel celebra São João com arraial tradicional no coração da cidade

há 4 horas

Memória excecional após os 60 anos: porque algumas pessoas recordam melhor o passado do que outras

há 4 horas

A Abelha Maia celebra 50 anos: memórias e magia que continua a encantar gerações

há 4 horas

Japão à beira de uma revolução: criado sangue artificial universal que pode salvar milhões de vidas

há 4 horas

Férias inteligentes: conheça países onde o euro se transforma em luxo

há 4 horas

Dormir com a ventoinha ligada pode parecer refrescante, mas especialistas alertam para os riscos para a saúde

há 4 horas

Mais de 800 cruzeiros esperam pelos amantes de viagens: a novidade? Embarque e desembarque no Funchal

há 4 horas

Será o Ozempic o novo “milagre” masculino? Estudo sugere aumento no tamanho do pénis e há quem confirme

há 5 horas

O que torna alguém um influenciador de sucesso? A ciência tem uma resposta surpreendente

há 5 horas

Bailado nos Jardins do Valverde Sintra Palácio de Seteais celebra grandes nomes da dança mundial

há 5 horas

Opinião: «Qual é a relação entre a obesidade e a doença do refluxo gastroesofágico?», Alexandre Ferreira, gastrenterologista

há 5 horas

Como seremos daqui a 1 milhão de anos? Inteligência artificial cria imagem inquietante do ser humano

há 5 horas

Nélson Rosado (cantor da dupla Anjos): «recebi ameaças de nacionalistas depois do vídeo de Joana Marques»

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.