Partilhar

Conheça as regras de ouro para fazer compras na Black Friday

Nada como prevenir para não ter de remediar.

27 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Numa altura em que 44% dos europeus se sentem mais ansiosos devido ao atual clima económico, de acordo com um estudo realizado em setembro de 2022 pela Emma- The Sleep Company, é mais importante do que nunca estar consciente financeiramente, investindo no que dá retorno a curto, médio e longo prazo.

Para ajudar nisso, a Emma assinala o Dia Mundial da Poupança partilhando dicas sobre como trazer de volta a alegria à Black Friday e evitar compras por impulso, arrependimentos imediatos e dívidas desnecessárias.

Todos adoram um bom negócio. A ideia de poupar dinheiro enquanto se consegue algo que realmente se quer tem um apelo em massa. No entanto, esta oportunidade anual (Black Friday, o dia de compras mais movimentado do ano) pode não ser tudo o que parece por duas razões: em primeiro lugar, porque às vezes o que as pessoas querem não é algo que realmente precisam; em segundo lugar, porque o número de ofertas disponíveis tende a deixar os consumidores sobrecarregados e mais propensos a fazer compras por impulso que são decisões menos racionais, sem um sentido claro de prioridade. É por isso que 42% dos consumidores lamentam as compras da Black Friday, com os produtos eletrónicos a serem a compra de que mais se arrependem.

Dar prioridade à saúde mental e física, bem como ao bem-estar geral, é fundamental para lidar com a ansiedade e o stress causados pelo aumento do custo de vida. Com isso em mente, os especialistas de Emma partilham as cinco regras de ouro para maximizar as poupanças na Black Friday e comprar o que realmente importa:

1. Fazer uma lista

58% das compras na Black Friday são compras por impulso. Desafie isso, escrevendo o que realmente precisa, o que realmente lhe faz falta e se compraria esse item específico, caso a Black Friday não existisse. Certifique-se que responde às seguintes questões:

· Como vai melhorar a minha vida?

· Durante quanto tempo?

· Quem beneficia desta compra?

2. Criar um orçamento

Calcule o orçamento que tem disponível e estabeleça um limite para quanto pode gastar nas compras da Black Friday. Esta estratégia irá ajudá-lo a priorizar as suas escolhas e evitar que a Black Friday se torne um momento de despesas excessivas. E se surgir uma oportunidade que não estava prevista? Mais uma vez, coloque a si mesmo as seguintes questões:

· Preciso disto?

· Vou usá-lo regularmente?

Se ambas as respostas forem positivas, e se se mantiver fiel ao seu orçamento, então é menos provável que se arrependa desta compra inesperada.

3. Faça compras online

Fazer compras em lojas físicas pode aumentar a probabilidade de compras por impulso: a azáfama pode tirar-lhe a paciência e a capacidade de pesar racionalmente a sua compra, assim como os vendedores que também podem ter influência. É também mais difícil e demorado comparar preços nas lojas. Assim, a Emma recomenda que compre online na Black Friday, sempre que seja possível.

4. Dê a si mesmo tempo

A Black Friday pode fazê-lo acreditar que tem um tempo limitado e que se não for o primeiro a comprar, perderá a sua oportunidade. Esta pressão artificial leva a escolhas desnecessárias e precipitadas. Os consumidores tendem a concentrar as suas compras no dia da Black Friday, quando a maioria das marcas têm os mesmos descontos por períodos muito mais longos, incluindo as semanas anteriores e posteriores.

De acordo com os dados da Emma de 2021, a Black Friday é quando o maior pico acontece, seguido de perto pelo domingo seguinte, com mais do dobro das compras que a média para o resto do período de descontos. A hora mais popular para fazer encomendas é entre as 20h e as 21h e o tempo menos popular é entre as 2 e as 4 da manhã. Pense bem, dê tempo para avaliar as circunstâncias e comprar quando tiver certeza da sua decisão.

5. Pense no tempo de vida do produto

As 10 principais categorias de produtos mais comprados em todo o mundo durante a Black Friday são vestuário, dispositivos eletrónicos, calçado, cosméticos e perfumes, eletrodomésticos, presentes, produtos infantis, livros, acessórios desportivos e lingerie — a maioria deles não essenciais e de curta duração. Para trazer alegria à sua Black Friday, pense em comprar um produto com uma vida útil maior, algo que terá um impacto positivo na sua vida durante o maior tempo possível. Desta forma, será mais fácil pensar na Black Friday como um período de poupanças e não de despesas.

Mais Recentes

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 7 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 9 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 11 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 11 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 11 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 11 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 12 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 12 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 12 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 13 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 13 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 13 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 14 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 14 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 14 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 14 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 14 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 14 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 14 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.