Uma dieta em que predominam os vegetais frescos e é pobre em alimentos processados é ideal para o nosso corpo.
Mas também pode fazer maravilhas para a idade biológica, de acordo com uma nova pesquisa, relata o Science Alert .
Segundo o estudo, uma dieta mediterrânea rica em vegetais, frutos do mar e grãos pode retardar os sinais de envelhecimento cerebral acelerado pela obesidade.
Os testes cerebrais realizados após 18 meses do inicio da experiência mostraram que a idade cerebral dos participantes parecia quase nove meses mais jovem do que o esperado, em comparação com as estimativas da idade cronológica dos seus cérebros.
A pesquisa mostra que a idade biológica de um corpo é muito mais do que um sentimento: sinais de envelhecimento biológico podem ser encontrados em todo o ADN , gravados nas extremidades de cromossomos ou, como sugere este estudo, nas conexões afrouxadas do cérebro.
Enquanto que um numero crescente de investigadores sugere que o envelhecimento biológico causado por eventos stressantes pode ser reversível, este novo estudo mostra que melhorar a dieta pode ser uma das opções mais simples para melhorar a condição corporal, independentemente da idade.
Durante o processo, os intervenientes comeram uma das três dietas: uma dieta mediterrânea com muitas nozes, peixe e frango em vez de carne vermelha; uma dieta mediterrânea com alguns extras adicionados, como chá verde para polifenóis; ou uma dieta baseada em diretrizes dietéticas saudáveis.
Em média, as pessoas perderam cerca de 2,3 quilos. Para cada 1% de peso corporal perdido após seguir as diretrizes estabelecidas de dieta os cérebros dos participantes pareciam quase nove meses mais jovens do que sua idade cronológica, descobriram os pesquisadores.
Ainda não se sabe se as mudanças na conectividade cerebral realmente se traduzem em melhorias na função cerebral .
Sinais de envelhecimento lento do cérebro também foram associados a níveis mais baixos de gordura no fígado e a um perfil lipídico melhorado, mas, novamente, essas mudanças podem ser superficiais ou de curta duração . Além disso, lembre-se de que a maioria dos participantes eram homens e responderam a pesquisas on-line sobre a sua dieta e hábitos de vida, o que significa que os dados podem ser distorcidos.