Partilhar

Conheça o Honda Civic agora em modo automático

A décima geração deste veículo da marca japonesa acaba de ficar mais enriquecida com a chegada de uma caixa de velocidades automática, exclusiva para as versões diesel.

25 Abril 2019
Forever Young

O Honda Civic encontra-se já na sua décima geração e é atualmente um carro global, sendo que isso faz com que a marca tenha de estar ainda mais atenta às mais variadas solicitações dos mercados onde este modelo é comercializado. E uma das que mais se tem destacado nos últimos é a que pede uma caixa de velocidades automática para a motorização diesel. Bem, a Honda ouviu e ela aqui está.

Trata-se de uma caixa automática de nove relações e é a primeira vez que é combinada com uma motorização diesel na gama Civic. Sendo que se encontra disponível tanto na versão de cinco portas, como na carroçaria de maiores dimensões de quatro portas, ou Sedan, como a marca lhe chama. As versões a gasolina continuam a ser equipadas com a caixa automática de variação contínua, mas a opção diesel desta gama passa a incluir uma caixa de velocidades automática convencional.

A maior diferença, das que são visíveis, está no habitáculo, na consola central, entre os assentos dianteiros, pois, em vez do tradicional seletor das posições da caixa de velocidades automática, está agora um conjunto de botões, bastante prático, intuitivo e que proporciona um visual mais limpo e simples ao habitáculo. Mesmo nas manobras mais simples, como as manobras de estacionamento, por exemplo, esta solução revelou-se bastante simples de utilizar, uma vez que a posição “D”, ou Drive, é a que tem o lugar de maior destaque e a “R”, de Reverse ou marcha atrás, é um comando que puxamos para trás e que se torna bastante intuitivo.

Depois de arrancarmos, a primeira impressão que temos tem a ver com o regime escolhido pela caixa de velocidades automática para a passagem de uma relação para outra, que é um pouco mais acima do que aquele que nos costuma ser indicado pelas setas verdes nas versões de caixa manual. Nesta versão, e com uma condução convencional, as passagens de caixa acontecem algures entre as 2.000 rpm e as 2.500 rpm numa aceleração convencional e num ritmo mais tranquilo ou um pouco mais acima quando nos queremos “despachar”.

A rapidez da passagem de relação não é tão rápida como uma caixa de dupla embraiagem, como seria de esperar, mas as nove relações disponíveis conseguem adaptar-se razoavelmente a cada momento, revelando-se numa parceria bastante positiva para a motorização diesel de 1,6 litros com 120 cavalos de potência. Além do modo “D” mais convencional, está também disponível um mais desportivo “S”, que tem o objetivo de melhorar a resposta às solicitações do acelerador e se estes dois não forem suficientes, basta usar as hastes encaixadas na parte de trás do volante, que ativam um modo manual e nos permitem ser nós a escolher a relação desejada. Pelo menos, enquanto o sistema achar que não estamos a abusar, caso contrário, será este a decidir a melhor altura de passar para a relação acima ou abaixo, enquanto ignora as asneiras que possamos estar a fazer.

Conhecido pelas suas médias de consumo muito comedidas, o motor 1.6 i-DTEC é aqui um pouco prejudicado em termos de consumo e é perfeitamente normal que as médias indicadas pelo computador de bordo passem a estar cerca de 1,2 litros acima do que conhecíamos da versão de caixa manual. No entanto, com uma condução tranquila e rotineira com um pouco de trânsito à mistura, os cerca de seis litros de média com que terminámos o nosso ensaio não nos parecem minimamente preocupantes para um modelo deste género.

A diferença de preço face à versão de caixa manual é de 1.900 euros, se considerarmos a versão Executive Premium aqui ensaiada, e tal como já referimos, apenas está apenas disponível com a motorização Diesel. De salientar que esta versão Executive Premium ocupa o lugar de topo da gama Civic e que, por isso, é a que tem a dose mais generosa em termos de equipamento mas também o preço mais elevado. Entre os diversos elementos que podemos encontrar nesta versão, destaque para o sistema de iluminação totalmente em LED, para o sistema de navegação e para o carregamento para o telemóvel sem fios, entre diversos outros.

Texto de André Mendes (Automonitor).

Mais Recentes

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 8 minutos

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 10 minutos

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 18 minutos

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 27 minutos

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 38 minutos

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 42 minutos

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 55 minutos

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 1 hora

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 1 hora

Os 6 destinos pouco conhecidos (e muito luxuosos) que vai querer conhecer em 2025

há 1 hora

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 14 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 15 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 17 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 18 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 18 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 18 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 19 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 19 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 19 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.